domingo, 24 de janeiro de 2010

UM TRIO AFINADO

A FAMÍLA,que mais conhece a história da CRIANÇA,é essencial na relação com a ESCOLA e o ATENDIMENTO ESPECIALIZADO


A escola surge na vida da criança como um dos principais ambientes extrafamiliares.Lá ela inicia a socialização,compartilha conhecimentos e amplia seu universo.Essa ampliação deve funcionar como continuidade do processo iniciado em casa,onde há muito tempo ela constrói sua história.O ser humano é um todo,não se fragmenta nos espaços aos quais pertence.Em cada um deles,é um ser por inteiro.Se na família se inicia a trajetória pessoal,na escola muitos capítulos serão escritos.
Além dessas duas instâncias,outra faz parte da vida da criança com necessidades especiais:os diversos profissionais e os serviços com os quais tem contato,como o ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.Ela é o ponto de convergência de todos esses atendimentos,que devem ser integrados.
A necessidade de consistência e de articulação entre os diversos contextos coloca os pais e outros responsáveis na estratégica posição de articuladores e mediadores.
São eles que podem fazer fluir a comunicação para integrar os envolvidos no trabalho que visa ao bem-estar e ao desenvolvimento dos pequenos.Essa mediação possibilita também que a família se beneficie das ofertas de aprendizagem,adaptações e flexibili-
zações,valendo-se delas para dar continuidade a essas práticas no cotidiano dos fi-
lhos em casa.
A Educação como meio de aperfeiçoar as aptidões físicas,intelectuais e morais acon-
tece tanto no convívio familiar como em sala de aula.A construção de mundo e a com -
preensão do universo escolar e do sentido da aprendizagem serão facilitadas se hou-
ver consistência entre o que o estudante vivencia no ambiente de ensino e nos demais a que pertence.
Como depositária da história do filho,a família revela características,hábitos,mo-
dalidades de relacionamento e estilos de comunicação que podem funcionar como um pon-
to de partida para a construção da ligação afetiva entre a criança e o professor.
Estudar na rede de ensino regular possibilita ao aluno com necessidades educacio-
nais especiais acesso aos elementos necessários para construir uma representação de
mundo que lhe permita transformar-se num adulto autônomo e participativo.Tanto na fa-
mília como na escola,ele pode experimentar o pertencimento e a diferenciação.Perten-
cimento,por conviver com um grupo e se perceber semelhante.Diferenciação,por ser úni-
co,não por sua deficiência,mas por sua singularidade.
As crianças com deficiência não se reduzem a um diagnóstico.As que têm síndrome de
Down não são iguais nem parecidas.Também aquelas com autismo são diferentes entre si
- e isso vale para qualquer outro transtorno ou síndrome.Os pais sabem disso.As in -
formações científicas são pertinentes para ampliar a compreensão da criança,não para
rotulá-la.
A busca do professor por informações sobre transtornos e síndromes é,sem dúvida,im-
portante.Mas,para compreender o estudante em si mesmo,é preciso recorrer à família.
Só ela pode revelar com clareza a criança em sua subjetividade e particularidade.Por
isso,a relação com ela deve ser valorizada.
Sonia Casarin
novaescola@atleitor.com.br

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