segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MATERIAIS MULTISSENSORIAIS

MATERIAIS MULTISSENSORIAIS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por que são tão eficientes? As crianças com dislexia – na verdade, todas as crianças – aprendem de maneiras diferentes e o uso de materiais multissensoriais fornece uma variedade de oportunidades para ajudar seu filho a aprender. Imagine que seu professor sempre deu aula na frente da turma, na lousa. Depois, imagine o quanto esse professor seria mais eficiente para ensinar seus alunos se os deixasse trabalhar com projetos, conduzir experiências ou fazer uma pesquisa de campo.
A idéia que impulsiona o uso dos materiais multissensoriais é suprir as necessidades individuais da criança e deixá-Ia usar seus sentidos, especialmente o tato e a audição. Algumas crianças podem aprender a soletrar se Ihes for dada a chance de explorarem a escrita com um elemento tátil real. Por exemplo, escrever com mostarda, creme de barbear ou gel para o cabelo ou com o dedo, usando vidros de brocal ou sal colorido, pode auxiliar no processo de aprendizagem. Outra opção é construir palavras com letras, blocos ou peças de madeira. Um projetor e um sistema de som também podem ser usados para estimular a aprendizagem. Entretanto, vale lembrar que algumas crianças (como as com TDAH) podem achar alguns aspectos dessa abordagem estimulantes demais. A chave é ter certeza de que o professor compreende o que seu filho precisa e ajusta os materiais multissensoriais usados para seu estilo de aprendizag

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