sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

IMPULSIONADORES de AUTOESTIMA

IMPULSIONADORES DE AUTO-ESTIMA

Ajude seu filho vivenciar o sucesso. Deixe-o encontrar um lugar onde possa brilhar, seja nos esportes, na arte, como escoteiro, em um curso de informática seja em qualquer outro local. Fazer parte de uma equipe é uma maneira maravilhosa de conhecer pessoas, aprender sobre os outros e contribuir. No entanto, seu filho deve estar se divertindo e não se tornando competitivo demais. Os esportes devem ser divertidos; a competição aparece naturalmente quando as crianças crescem. Até mais ou menos a oitava série, os esportes devem estar relacionados ao jogo e ao divertimento, não à vitória.
Encoraje-o a ser voluntário. As crianças que ajudam em um hospital, asilo ou organização de caridade vão descobrir que ajudar os outros faz com que se sintam bem. Uma criança com dislexia pode cantar para um vizinho idoso, entregar flores em um asilo ou levar ursinhos para um hospital infantil e se sair tão bem quanto qualquer outra criança. Existem muitas oportunidades de elas contribuírem com a comunidade e essa é uma maneira valiosa de aprenderem que outras pessoas também têm problemas, assim como de elevar seu sentimento de autovalorização. Além disso, elas saem da condição de receber tanta atenção especial dos outros e passam a dá-la. Elas podem achar isso um alívio e uma satisfação.
Desenvolva as habilidades. Durante o livro, estimulei você a se envolver e a participar ativamente da vida do seu filho, ajudando-o com a tarefa escolar. Porém, também quero enfatizar uma vez mais que você deve ajudá-lo com as coisas que ele não consegue fazer, não com as que consegue. Seu filho precisa ser independente e desenvolver suas próprias capacidades; seu papel é guiá-lo e ajudá-lo, não fazer coisas por ele. Ensine-o a solucionar os problemas. Uma das melhores maneiras de aumentar a confiança é dar a seu filho as ferramentas para alcançar o próprio sucesso.
Deixe seu filho tomar decisões. Você, como pai, não pode se esquecer de que um dos componentes de um individuo confiante é a capacidade que tem de tomar decisões. Assim, você deve envolver seu filho na determinação das metas que ele deve atingir e dar a ele outras oportunidades de tomar decisões e expressar sua opinião. Peça ajuda a ele para programar o próximo passeio da família ou escolher o filme que verão no fim de semana. Talvez ele possa planejar e ajudar a fazer o jantar uma vez por semana. Oferecer às crianças a oportunidade de fazer escolhas é uma maneira importante de ajudá-las a se sentirem melhor.
Dê responsabilidades ao seu filho. A confiança provém das realizações. A criança com dislexia pode ser especialmente vulnerável nesse sentido, porque luta com os estudos. Dar responsabilidades a seu filho vai ajudar em sua auto-estima, mesmo se seu trabalho for o de alimentar e levar o cachorro para passear ou pôr a mesa todas as noites. Saber que ele contribui com a família vai ajudá-lo a se sentir importante.
Ofereça respeito. Escute e respeite seu filho. Pode parecer óbvio, mas geralmente os pais estão muito apressados ou ocupados para realmente prestarem atenção ao que os filhos estão dizendo. A mensagem que você passa a seu filho quando está ocupado demais para escutá-lo é a de que ele não é assim tão importante. Claro que a maioria dos pais está apressada, todos nós vivemos uma vida agitada; mas, se você programar um tempo para ouvir e conversar com seu filho – mesmo se for na hora de dormir ou durante o jantar –, ele saberá que seus pensamentos e sentimentos realmente importam. O respeito é um poderoso impulsionador da auto-estima.
Faça seu filho ter opiniões positivas sobre si mesmo. As crianças elevam sua auto-estima a partir do momento em que aprendem a reagir a si próprias de forma positiva, quando as metas são atingidas. Usar frases como "Sei como fazer isso se começar com bastante antecedência" e "Uau, me saí bem nessa tarefa!" são exemplos de opiniões positivas que você pode motivar seu filho a aprender a usar.

Nenhum comentário: