terça-feira, 13 de outubro de 2009

ESTUDANTE DISLÉXICO na UNIVERSIDADE

O ESTUDANTE DISLÉXICO NA UNIVERSIDADE:

É importante estar alerta para a eventualidade de ter um estudante disléxico entre os que frequentam as suas aulas. Assim deverá:
· Estar consciente de que ele aprende de forma diferente da convencional;
· Tentar obter informações acerca dos problemas com que o estudante disléxico se confrontou no secundário, especialmente no que diz respeito:
- à capacidade de auto-gestão
- ao seu sentido de organização
- à capacidade de tomar notas
- à gestão do tempo
- à gestão dos projetos e trabalhos a realizar
- ao ensino unidimensional;
· Reconhecer a frustração que estudante disléxico deve sentir;
· Reconhecer que as classificações podem ficar muito aquém do potencial do estudante;
· Reconhecer problemas de auto-estima e de depressão;
· Demonstrar simpatia, atenção e preocupação;
· Oferecer-se para ser o professor-tutor ou nomear-lhe um;
· Saber ouvir e aconselhar quando necessário e nas alturas previstas para tal;
· Ajudar a organizar os trabalhos;
· Planificar os trabalhos com datas bem determinadas (por exemplo, o primeiro trabalho sobre o primeiro capítulo na data x, o segundo na data y... e assim sucessivamente);
· Indicar as leituras obrigatórias nas bibliografias de referência;
· Assegurar que os direitos previstos na lei em benefício dos estudantes disléxicos são respeitados, nomeadamente em matérias de exames: intervalos, tempo suplementar, leituras, utilização de computadores portáteis, etc.;
· Ajudar os estudantes a preencher formulários e a redigir pedidos relacionados com os seus direitos;
· Insistir no reforço dos talentos naturais do estudante.

Nas aulas
Os estudantes com dislexia lêem e escrevem mais lentamente do que os outros estudantes, assim é para eles muito difícil acompanhar as aulas tirando notas. Estes estudantes podem também encontrar dificuldades em ler acetatos/apresentações nas aulas, pois têm dificuldade em compreender o que lêem e em copiar.
Ø Fornecer um resumo quando se introduz um novo tópico, de forma a iniciar a familiarização do estudante com o assunto – salientar as ideias principais e palavras-chave;
Ø Fornecer textos de apoio às aulas, de forma a diminuir a quantidade de notas que o estudante tem que tirar numa aula;
Ø Usar múltiplas formas de apresentar a informação: vídeos, slides, demonstrações práticas, bem como ir falando ao longo da apresentação de textos;
Ø Prever tempo para os estudantes lerem os textos de apoio às aulas, sobretudo se esses textos vão ser mencionados no decurso de uma aula;
Ø Introduzir tópicos e conceitos novos de uma forma óbvia – explicar termos e conceitos novos;
Ø Dar exemplos para ilustrar um ponto de vista, uma perspectiva, um assunto;
Ø Fazer pausas regulares para permitir que os estudantes possam acompanhar;
Ø Perguntar ao estudante disléxico se está a conseguir acompanhar o trabalho nas aulas;
Ø Fornecer material escrito, formatando-o num estilo simples, claro e conciso;
Ø Usar preferencialmente material impresso em detrimento de notas escritas à mão;
Ø Evitar fundos com imagens ou figuras;
Ø Uma fonte clara como o Arial ou o Comic Sans é mais fácil de ler do que fontes como o Times New Roman;
Ø Não devem ser usadas demasiadas fontes diferentes num mesmo texto;
Ø Não usar blocos densos de texto. É aconselhável o uso de parágrafos, diferentes tipos de cabeçalhos, símbolos gráficos a destacar partes de textos e numerar textos;
Ø Destacar partes de textos ou palavras usando preferencialmente o negrito em detrimento do sublinhado ou itálico;
Ø Imprimir em papel de cor pode ser mais fácil de ler para alguns estudantes com dislexia. Alguns estudantes com dislexia usam acetatos de cor que colocam por cima do texto para facilitar a leitura.
Ø São de evitar as tintas vermelha e verde, pois estas cores são particularmente difíceis de ler.
Ø Usar formas alternativas de apresentar conteúdos como gráficos, diagramas, etc.

Avaliações
Em situação de avaliação as capacidades de escrita e ortografia do estudante disléxico podem piorar devido à pressão do tempo. Estes estudantes podem igualmente usar um tipo de linguagem mais básica, evitando palavras longas que lhes torna mais lento o processo de expressão escrita.
v As perguntas devem ser expressas em linguagem clara e concisa;
v Combinar com os estudantes disléxicos a data de entrega de trabalhos;
v Permitir a estes estudantes o uso de corretores ortográficos e/ ou outras formas de trabalho que os ajudem a detectar e corrigir os próprios erros;


Trabalhos práticos
Podem surgir dificuldades quando estes trabalhos exigem apresentações escritas com prazos muito curtos – trabalhos escritos à mão podem ter uma péssima apresentação, bem como conter muitos erros ortográficos.
o Deve ser permitida a entrega destes trabalhos impressos, portanto escritos usando o computador;
o Os estudantes disléxicos podem ter dificuldades em seguir instruções, de forma que estas devem ser claras e simples;

Estratégias de apoio à avaliação e classificação
Deve sempre dar feedback ao estudante sobre a avaliação que fez do trabalho apresentado por ele. Sempre que necessário deve conversar com ele sobre esse assunto.
§ Quando pontua um trabalho use marcadores diferentes para diferenciar o conteúdo da apresentação (ortografia e gramática, bem como organização das ideias).

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