Sinais de alerta para a detecção da dislexia
A dislexia é uma dificuldade específica na aquisição da linguagem. Ao contrário do que muitas vezes se pensa, não resulta de uma má alfabetização, de falta de atenção, de desmotivação ou de baixa inteligência. Trata-se, sim, de uma perturbação neurológica.
Hoje em dia, há uma elevada tendência para classificar uma criança como disléxica sem que tenha havido um despiste adequado por parte de especialistas. Facilmente um professor ou um pai referem que uma criança é disléxica, apenas porque confunde algumas letras ou porque tem maus resultados escolares. Muitas vezes, estes sintomas escondem, não uma dislexia, mas sim questões emocionais de fundo, que acabam por se refletir na aprendizagem porque a criança não tem disponibilidade para aprender. Provavelmente estará a viver preocupações e angústias que não lhe permitem dedicar-se ou estar motivada para a escola. Por tudo isto, o ideal é, perante a dúvida, procurar um especialista que possa fazer uma avaliação adequada e perceber o que de fato se passa com a criança.
Em relação à dislexia, depois de convenientemente diagnosticada, sabe-se que há características que
quase sempre estão presentes. Assim, aquilo que os pais devem fazer, tal como em muitas outras situações, é sobretudo estarem atentos, pois se não houver um acompanhamento adequado, os sintomas persistirão e poderão resultar em prejuízos emocionais.
Deixamos algumas indicações que poderão ajudar os pais a perceber o que de fato é relevante e
indicar a existência de uma dislexia ou de outra dificuldade específica. No entanto, salientamos que a presença de alguns destes sintomas não significam obrigatoriamente que haja dislexia.
domingo, 26 de fevereiro de 2012
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