terça-feira, 16 de março de 2010

NECESSIDADE DE DIALOGAR

NECESSIDADE DE DIALOGAR
Maria Conceição Gomes de Melo

 DIALOGAR COM O MUNDO

- necessitado
- sugestivo
- pleno de solidões em comum
- carente de segurança e estabilidade
- rico de apelos à criatividade e à pesquisa
- complexo em suas estruturas
- clamando por uma “humanidade Adulta”
- transitório em suas alternativas
- promissor quanto às oportunidades.

 DIALOGAR COM O EDUCANDO

Num dialogo sereno, humilde, amoroso e confiante, face à sua expectativa que parece traduzir-se, para o adulto atento, num único pedido: de fidelidade, de renovação.

 DIALOGAR COM A ESCOLA

No sentido de questioná-la sobre a sua posição de manancial de uma vida comunitária, onde o currículo perde gradativamente o seu caráter estático de simples seriação, para integrar e promover a integração num sentido de funcionalidade, onde os professores deixam de ser máquinas transmissores de conhecimentos, para assumirem realmente sua condição humana que acolhe, liberta, promove, porque cresce e se torna SIMPLES...

 DIALOGAR COM A FAMÍLIA

Em uníssono com a ESCOLA, num verdadeiro processo de socialização, na convicção de que o ser humano não é um solitário e sim um solidário na medida em que se descobre como parte integrante de uma imensa e magnífica SÍNTESE EXISTENCIAL.

 DIALOGAR COM TODA A COMUNIDADE

Com base no principio de que é nas experiências diárias de uma vida em comum que o ADOLESCENTE e o JOVEM irão buscar a pedra de toque que lhes servirá de TALISMÃ para suas futuras experiências e decisões de um SER SOLIDÁRIO...


 DIALOGAR COM o BELO, a VERDADE, o BEM

Que são METAS para as quais aponta toda a filosofia EDUCACIONAL que o presente trabalho permite estrever...

 DIALOGAR COM TODOS AQUELES QUE NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA

Em apreço deram o mais eloqüente testemunho de que AMAR, em EDUCAÇÃO é sinônimo de CRER E PROMOVER...

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