sábado, 20 de março de 2010

ELEVANDO A AUTOESTIMA do FILHO DISLÉXICO

ELEVANDO A AUTO-ESTIMA DO SEU FILHO DISLÉXICO
A auto-estima é uma questão crucial para todas as crianças. Queremos que nossos filhos se sintam bem consigo mesmos para que possam fazer o melhor. Para as crianças com dislexia, a auto-estima é uma área especialmente sensível, porque muitas delas são tratadas como se não fossem "espertas", especialmente por quem não entende a natureza do problema. A aceitação dos colegas e da família também pode afetar a auto-estima. Uma criança que sente o amor incondicional de sua família e de seus amigos tem mais chances de se sentir bem consigo mesma do que uma que é amada ou aceita somente quando está dentro de certos padrões ou comportamentos.
A auto-estima de seu filho vai depender, em parte, de sua aprovação; desse modo, seu apoio é essencial. Ter tempo para ler um livro para ele ou dar-lhe um abraço mostra que ele é importante para você. Além disso, a auto-estima vem da busca do que é importante para ele - o que valoriza, quais são seus interesses.

Por que a auto-estima é importante?
Uma boa auto-estima ajuda uma criança a ser confiante e afeta um leque de elementos em sua vida. Com um sólido sentimento de auto-estima, ela vai se sentir confiante para tentar coisas novas, relacionar-se com outras pessoas e ter mais chances de ir bem na escola. A auto-estima está na base de nossas realizações com a vida; sem ela, como seu filho vai ter coragem e confiança para esforçar-se em atingir suas metas? Eis como fazer para que seu filho tenha o que precisa:
• Comece cedo. A intervenção precoce é importante quando se trata da auto-estima. Quanto mais cedo você puder começar a ajudar seu filho a construir um sólido sentimento sobre seu próprio valor, melhor. Essa é uma das razões pelas quais o diagnóstico prematuro da dislexia é tão importante. Quanto antes você puder identificar o problema e ajudar seu filho a encontrar estratégias para desenvolver suas habilidades e aumentar sua confiança, mais sólido seu sentimento de auto-estima será. Crianças que lutam contra o fracasso por anos antes de serem diagnosticadas têm grande desvantagem; vai ser mais difícil alcançar seus objetivos, embora isso seja possível (sou prova viva!).
• Saiba que as palavras fazem diferença. Quando eu era criança, pouco se sabia sobre a dislexia ou, pelo menos, sobre a importância da auto-estima. Alguns dos meus professores acreditavam que eu não ia bem na escola porque era "burro" ou "preguiçoso". Quando estava na sexta série, minha professora me repreendeu na frente dos colegas chamando-me de "estúpido", quando não consegui responder à sua pergunta. Lembro-me de estar sentado no fundo da sala de aula, com todas as outras crianças olhando para mim, enquanto ela me acusava de ser estúpido. Essa foi uma experiência traumática que nunca vou esquecer. Embora não consiga mais me lembrar da pergunta exata feita por ela, o sentimento de vergonha e de frustração que senti no momento ficará gravado em minha memória para sempre.
Hoje em dia, por sorte, percorremos um longo caminho na compreensão de que o que falamos aos nossos filhos é extremamente importante para desenvolver sua noção de "eu". Palavras de encorajamento e de confiança são essenciais para as crianças. Entretanto, elogios vazios não adiantam. Em vez de dizer "Você é a melhor criança do mundo", estimule seu filho de maneiras honestas e específicas: "Você realmente estudou bastante para a prova de Matemática. Deve sentir orgulho por ter se empenhado tanto!". Lembre-se de elogiar o esforço, não só o resultado; você pode prestar-lhe glórias até quando seu filho terminar um pequeno passo em direção a um objetivo.
• Reconheça a importância das ações. As crianças são muito intuitivas, especialmente as que têm dislexia; seu filho pode facilmente perceber quando alguém não está sendo sincero. Lembre-se de que sua atitude é muito importante para moldar a auto-estima de seu filho e suas ações vão falar mais do que suas palavras. Se você disser a ele que é ótimo, mas depois ignorá-lo ou não o ajudar a encontrar habilidades para lidar com a dislexia, ele vai duvidar de sua sinceridade e sua auto-estima pode cair vertiginosamente.
Se você quer que seu filho sinta que a escola é importante, vá até ela e envolva-se com a educação dele. Se quiser que seu filho saiba que você o acha um excelente jogador de futebol, vá a seus jogos e esteja presente quando ele marcar o gol da vitória. Mostre a ele que você o valoriza, dando apoio às suas atividades e interesses.
• Adote um estilo eficiente de cuidados. Pais democráticos e cuidadosos ajudam uma criança a viver e a crescer bem. Determinam regras e limites claros e consistentes para que o filho saiba o que é esperado dele. Quando uma criança sabe o que esperar, sente-se mais no controle. Os pais que determinam regras e limites estão fazendo com que seu filho saiba que acreditam que ele possa segui-los e se preocupam o suficiente para impor delimitações. Para crianças com dislexia, estrutura e organização são especialmente importantes, e um estilo de cuidados que trace diretrizes de modo amoroso e primordial.

Nenhum comentário: