domingo, 3 de junho de 2012

CARACTERÍSTICAS da DISLEXIA

Características da Dislexia Segundo Condemarin e Blomquist (1989), a característica mais marcante do disléxico, seu sintoma mais notório, é a acumulação e persistência de seus erros ao ler e escrever. A análise qualitativa da leitura oral de um disléxico revelará alguma ou várias das seguintes dificuldades: 1. Confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças sutis de grafia: a-o; c-o; e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u; etc. 2. Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d: b-p: b-q; d-b: d-p: d-q: n-u; w-m; a-e. 3. Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum, e cujos sons são acusticamente próximos: d-t; j-x; c-g; rn-b; rn-b-p: v-f, 4. Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras: me-em; sol-los; som -mos; sal-las; pal-pla. 5. Substituição de palavras por outras de estrutura mais ou menos similar ou criação de palavras, porém com diferente significado: soltou/salvou; era/ficava. 6. Contaminações de sons. 7. Adições ou omissões de sons, sílabas ou palavras; famoso substituído por fama; casa por casaco. 8. Repetições de sílabas, palavras ou frases. 9. Pular uma linha, retroceder para linha anterior e perder a linha ao ler. 10. Excessivas fixações do olho na linha. 11. Soletração defeituosa: reconhece letras isoladamente, porém sem poder organizar a palavra como um todo, ou então lê a palavra sílaba por sílaba, ou ainda lê o texto "palavra por palavra". 12, Problemas com a compreensão. 13. Leitura e escrita em espelho em casos excepcionais. 14. Em geral, as dificuldades do disléxico no reconhecimento das palavras obrigam-no a realizar uma leitura hiperanalítica e decifratória. Como dedica seu esforço à tarefa de decifrar o material, diminuem significativamente a velocidade e a compreensão necessárias para a leitura normal. Quando os disléxicos fazem a leitura silenciosa, realizam uma leitura subvocal, isto é murmuram ou movem os lábios, pois precisam pronunciar as palavras para compreendê-las, por isso lêem mais lentamente. As características descritas na leitura dos disléxicos freqüentemente se acompanham de outras perturbações que alteram a aprendizagem, tais como: 1. Alterações na memória imediata; 2. Alterações na memória de séries e seqüências (ex: dias da semana, meses do ano e o alfabeto); 3. Orientação espacial direita-esquerda; 4. Linguagem escrita; 5. Dificuldades em matemática. Os problemas emocionais interferem no aprendizado e, na maior parte das vezes, aparece no disléxico depois de seus fracassos escolares, ou seja, somente depois de ingressar na escola é que demonstram sinais de pavor noturno, enurese, agressividade, tristeza, pessimismo etc.

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