sexta-feira, 25 de junho de 2010

Avaliação p/ DISLEXIA de LEITURA e PERCEPÇÃO VISUAL

Avaliação para Dislexia de Leitura e Percepção Visual

Nome: ________________________________________________________
Data: ____/____/______ Nº do Prontuário: _________ Idade: ________
Screener: ______________________________________________________

Habilidades Acadêmicas
Leitura Insuficiente Normal Bom
Significado de palavras
Fonemas
Pronúncia
Ritmo
Compreensão
Atenção sustentada
Leitura rápida
Retenção de vocabulário

Matemática Insuficiente Normal Ótimo
Fatos
Conceitos
Problemas com palavras
Velocidade
Exatidão

Escrita à mão Ruim Normal Ótimo
Qualidade da letra

Lento Normal Rápido
Ritmo

Muitos erros Alguns erros Ótimo
Cópia (de livros, do quadro, etc)

Redação Insuficiente Normal Ótimo
Gramática
Estrutura de frases
Organização de parágrafos sequencializados
Pontuação
Revisão

Habilidade de audição Insuficiente Normal Ótimo
Em palestras
Socialmente

Freqüentemente às vezes raramente
Sonha acordado

Provas Insuficiente Normal Ótimo
Composições
Respostas curtas

Muitos erros Alguns erros Precisa
Tabelas / Gráficos
Múltipla escolha

Memória Insuficiente Normal Ótimo
Curta
Longa
Fatos / Detalhes
Conceitos
Material escutado
Habilidades de Estudo



Questionário de Estratégias Irlen

Caso seu filho esteja no Ensino Fundamental, favor responder às seguintes perguntas:
Sim Não
Alguém lê as instruções para ele ou dá apoio individual?
Alguém o ajuda com o dever de casa constantemente?
Alguém corrige ou reescreve constantemente os exercícios para ele?
Seu filho dita o que escreve e então reescreve?
Seu filho tem dificuldade de se expressar pela escrita?
TOTAL ____/ 5




Caso seu filho esteja no Ensino Fundamental, médio ou superior, por favor responda:
Sim Não
Lê em voz alta ou murmura para si quando faz os exercícios.
Outras pessoas lêem livros para ele / você.
Já achou impossível ler um livro até o final.
Dita seus relatórios.
Outras pessoas editam seus relatórios ou trabalhos escritos.
Você necessita de um dicionário para ler ou escrever.
Outras pessoas resumem livros ou relatam informações para você?
Evita ler livros didáticos?
Lê o início ou o final de parágrafos ou capítulos ao invés de ler
o capítulo inteiro?
É ajudado com a lição de casa por seus pais ou amigos?
Evita exercícios de escola ou simplesmente não os faz?
Passou de ano apenas ouvindo as aulas em sala sem precisar de muita leitura.
Acha mais fácil aprender informações novas em grupos de discussão do que lendo.
Acha difícil ouvir e anotar simultaneamente. Problemas de comportamento ou de atitude na escola.
Considerado preguiçoso ou desmotivado na escola.
Acha que tem dificuldade de aprendizado e se considera lento.
Estuda muito para tirar boas notas mas ainda assim, sente que é mais inteligente do que notas indicam.
TOTAL ____/ 17

Nenhum comentário: