sexta-feira, 25 de junho de 2010

Avaliação p/ DISLEXIA de LEITURA e PERCEPÇÃO VISUAL

Avaliação para Dislexia de Leitura e Percepção Visual

Nome: ________________________________________________________
Data: ____/____/______ Nº do Prontuário: _________ Idade: ________
Screener: ______________________________________________________

Caracterização

Sensibilidade à luz Sim Não
Desconforto com luz do sol.
Desconforto por ofuscamento.
Uso freqüente de óculos escuros.
Incômodo por luzes ¬fluorescentes e/ou brilhantes.
Cansado ou nauseado por luzes ¬fluorescentes e/ou brilhantes.
Dores de cabeça sob iluminação brilhante e ¬fluorescente.
Inquieto sob iluminação brilhante e ¬fluorescente.
Dificuldades p/ ouvir sob iluminação brilhante e ¬fluorescente
Baixa produtividade sob iluminação brilhante e ¬fluorescente.
Sente que a luz está fraca durante a leitura.
Sente que a luz está muito brilhante durante a leitura.
Prefere ler à meia luz.
Segue com os dedos ou outro meio para delimitar o local da leitura.
Procura fazer sombra sobre o local onde está lendo.
TOTAL ____/ 14


Tipos de dificuldade a leitura Sim Não
Salta palavras ou linhas.
Repete ou relê as linhas.
Mantém leitura por uma hora ou menos.
Perde o local onde estava lendo.
Lê com interrupções e paradas.
Omite palavras menores.
Pouca compreensão da leitura.
Leitura vai se tornando cada vez mais complexa.
Evita leituras.
Evita a leitura como lazer.
Necessita releitura para compreensão.
Inversão de letras e/ou números.
TOTAL ____/ 12


Direção Sim Não
Dificuldade em estacionar paralelamente.
Sente-se como se fosse bater no carro da frente quando estaciona.
Ao estacionar, fica longe ou bate no meio fio.
Dificuldade na conversão à direita ou esquerda.
Insegurança ou extrema cautela ao mudar de faixa.
Os passageiros ficam tensos quando você faz a mudança de faixa.
Os passageiros mencionam que você cola no carro à frente.
Cautela excessiva, deixando espaço extra entre você e o carro à frente.
TOTAL ____/ 8


Esportiva com a bola Sim Não
Problemas em visualizar o movimento da bola de ( baseball,
tênis, golfe ou squash).
Dificuldade para ver a bola ao assistir esportes na TV.
Na TV, ao assistir jogos, você consegue ver a bola e nada além.
Problemas ao pegar ou bater na bola.
Dificuldade em jogar sinuca.
Dificuldade em rebater na bola ao jogar baseball ou tênis.
Problemas para aprender a andar de bicicleta.
Ao pular corda, pula antes da hora ou pula em cima da corda.
Em equipamentos de playground como anéis ou barras, sua
movimentação é dificultada.
TOTAL ____/ 8


Cansaço dentro de um carro Sim Não
Como passageiro, fica enjoado.
Como motorista, fica enjoado.
O brilho no espelho retrovisor.
O brilho vindo do espelho retrovisor do carro da frente.
Os faróis ou iluminação das ruas durante a noite.
Evita beber à noite.
Tem cegueira noturna.
Incomodado com as luzes traseiras dos carros.
Incomodado com as luzes de freio.
Sente-se estressado ao dirigir na chuva (ofuscamento).
TOTAL ____/ 10




Durante a leitura ou utilizando o computador, você Sim Não
Coça os olhos.
Aproxima ou afasta a cabeça.
Aperta os olhos.
Arregala os olhos.
Interrupções regulares.
Muda de posição para evitar ofuscamento.
Fecha ou cobre um dos olhos.
Move a cabeça.
Lê palavra por palavra.
Incapaz de ler com rapidez.

Você se sente cansado ou tem dores de cabeça quando: Sim Não
Lê.
Escuta.
Trabalha com documentos ou escrita a lápis.
Trabalha no computador.
Assiste TV, filmes, ou produções teatrais.
Faz cópia.
Faz exercícios de matemática.
Joga videogames.
Faz trabalhos que exigem atenção visual constante como bordados, costuras, palavras cruzadas, soldas, colagem em madeira, etc.
Trabalha sob luz brilhante ou fosforescente.
Fixa em listras, xadrezes, cores brilhantes e contrastantes.

Escrita à mão Sim Não
Escrita tende a subir ou descer pela linha.
Letras de tamanho irregular.
Espaço irregular ou não existente entre letras ou palavras.
Incapaz de escrever na linha.
Omite palavras, letras ou sinais de pontuação.

Ao escrever uma redação: Sim Não
É desorganizado.
Tem problemas com pontuação.
Tem problemas para revisar texto.
Omissão de letras ou palavras.
Escreve sem reler.

Ao copiar: Sim Não
Perde o local ( livro, quadro negro, quadro branco ).
Omite palavras ( livro, quadro negro, quadro branco ).
É lento ( livro, quadro negro, quadro branco ).
Sim Não
Cópias incompletas ( livro, quadro negro, quadro branco ).
Tem erros por falta de atenção ( livro, quadro negro, quadro branco ).
Pisca ou aperta os olhos ( livro, quadro negro, quadro branco ).
Distrai-se com facilidade.
Difi¬culdades para copiar.
Difi¬culdade de concentração na escrita / redação
Di¬ficuldade para concentrar-se durante escrita ou redação.
Distração na leitura / escrita.
Distração na escuta.
Disperção em provas / testes.
Sonha acordado em aulas e conferências.
Manutenção da atenção durante as tarefas.
Problemas para iniciar tarefas.
Di¬ficuldades na transposição para folhas de resposta.

Matemática Sim Não
Desalinha dígitos em colunas numéricas.
Di¬ficuldade em visualizar os números nas colunas corretas.
Comete erros por descuido / falta de atenção.
Usa os dedos, régua ou outro tipo de marcador ao trabalhar
com colunas numéricas.
Difi¬culdade para ver sinais, símbolos, números ou pontos decimais.
Reversão de números / sentenças matemáticas.

Música Sim Não
Problemas na leitura das notas.
Prefere memorizar a ler uma partitura.
Prefere tocar de ouvido.
Usa os dedos para seguir as notas musicais.
Perde o local onde estava lendo ao tocar.
Tem problemas em ler notas musicais e palavras juntas.
Tem di¬ficuldade em interpretar as notações musicais.
Progride pouco mesmo com práticas regulares.

Percepção de profundidade Sim Não
Di¬ficuldade ao subir e descer de escadas rolantes.
Esbarra em pontas de mesa ou portas.
Di¬ficuldade ao subir ou descer escadas.
Di¬ficuldade ao medir distâncias.
Deixa cair / derruba objetos.
Quando criança, tinha propensão a acidentes ou hematomas
nas pernas / braços.
Quando anda ao lado de alguém, você esbarra na pessoa.
Quando anda, sente tonturas

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