domingo, 29 de junho de 2008

Conhecer o Sujeito não basta

Conhecer o sujeito não basta,é preciso orientar a ação é preciso refletir a cada ação.
A) Trabalhar com inclusão requer mudanças de paradigmas:
- Em nosso fazer,está marcado nosso entendimento do ser humano quanto ao seu desenvolvimento psico-social;
- Em nosso fazer há uma identificação subjetiva com este sujeito.
B) Trabalhar com inclusão requer reflexão sobre a prática:
- Como esta prática foi se constituindo?
- O que havia de objetivo demandando essa prática ?
- A que se propõe ?
- Quem são os sujeitos que dão corpo a esse fazer ?
- Porque tive esta opção e não outra ?
C) Trabalhar com a inclusão é postura ética :
- Compromisso com a aprendizagem;
- Compromisso com a formação;
- Compromisso técnico-humano-científico;
- Compromisso com a qualidade na aprendizagem...
Enfim,
Formação permanente;
Escuta de todos os setores :
a) clínico
b) institucional
c) familiar
d) diálogo com toda comunidade
O resultado desta reflexão nos tem mostrado que um sujeito com necessidades diferenciadas requer,antes de entrar numa escola inclusiva,que haja uma estrutura diferenciada,pronta para recebê-lo,podendo,assim,garantir seu acolhimento.

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