DISLEXIA: CARACTERÍSTICA E DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS DISLÉXICA VISTA DE UMA FORMA GLOBAL.
Alexandra Binoto Luis Rodrigues, Janine Balbino Fumagali Betio
Muitas vezes se ouve falar nas dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças em seus anos iniciais de educação. Inúmeros são os motivos que auxiliam nessas dificuldades encontradas nas crianças e as mesmas não são detectadas tão facilmente, devido a vários fatores existenciais que cada criança apresenta em sua evolução educacional.
Uma das causas de maior dificuldade e até mesmo de impedimento de aprendizagem é a Dislexia, “distúrbio ou transtorno de aprendizagem” que até pouco tempo atrás não era aceito ou até mesmo conhecido por profissionais da
área de educação.
Assim, este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância e a influência da Dislexia na aprendizagem das crianças nos anos escolares, da pré-escola ao fundamental, ressaltando o despreparo das escolas e dos profissionais da área em amparar tais crianças em suas dificuldades.
Não deixando de lado todos os fatores que compõem a história e evolução deste distúrbio. Ressaltando toda a complexidade encontrada nos estudos dessa área e a aplicação de métodos que visam resolver ou pelo menos amenizar os sintomas da Dislexia.
Diante deste contexto verifica-se que muitas vezes o processo de aprendizagem é executado mais no âmbito familiar que no âmbito educacional, as escolas. Assim, poderia se dizer que muitas dificuldades que as crianças apresentam na aprendizagem, deveriam ser conhecidas pelos seus pais e os mesmos, deveriam se preocupar com a evolução e os sintomas apresentados pelas crianças no decorrer de sua evolução educacional.
No entanto, muitos sintomas e até mesmo demonstrações de tais dificuldades são escondidas pelas crianças que demonstram vergonha quando se deparam com estas. E ao chegar ao ambiente escolar também se encontram com profissionais que não estão capacitados a detectarem essas dificuldades, sua origem, sintomas e até mesmo possíveis soluções das mesmas, dificultando a aprendizagem e a socialização dessas crianças.
Para conhecimento do assunto, face necessária o conceito de Dislexia, definida como uma dificuldade específica e durável da aprendizagem da leitura e da escrita, tendo a aquisição do seu automatismo e experimentada por crianças normalmente inteligentes escolarizadas e indemes de perturbações sensórias, ou seja, a Dislexia é evidente quando a leitura e/ou ortografia fluente e exata das palavras desenvolvem-se de modo incompleto ou com grandes dificuldades.
Outro fator que merece atenção são os sintomas mais evidentes, os mais claros a visão de professores e pais, porém os imperceptíveis aos olhos dos mesmos se não analisados atenciosamente e dado à devida importância aos mesmos. São eles:
* atraso no desenvolvimento motor, desde a fase do engatinhas;
* atraso no desenvolvimento da fala, desde o balbucio;
* tendência a hiper ou hipo-atividade motora;
* inquieta e agitada;
* dificuldade de aprendizagem nos primeiros anos escolares, dentre outras.
Mas uma fase que merece grande destaque é a fase escolar, onde o aluno estará iniciando sua aprendizagem mais amplamente e sua socialização. Ou seja, é nessa fase que se deve prestar maior atenção nas crianças, principalmente de as mesmas apresentarem alguns sintomas bens específicos, como:
* lentidão na execução dos deveres escolares; ou
* deveres realizados tão rapidamente, porém com muitos erros;
* cópia com letra muito bonita, mas sem compreensão nenhuma do texto lido e transcrito ao caderno;
* a influência na leitura é inadequada para a idade, o mesmo inventa ou omite palavras ao ler e ao escrever;
* só faz leitura silenciosa;
* desliga-se facilmente, entra no chamado “mundo da lua” das crianças;
* arruma desculpas para ir à escola, principalmente se naquele dia sabe que a professora o mandará ler algum texto;
* se sente confuso, desliga e age como se estivesse distraído, para que as pessoas não o chamem para ler ou fazer qualquer outra atividade que tenha dificuldade em virtude deste transtorno;
* Se decepciona facilmente com a escola, principalmente quando sua atenção é chamada.
Dessa forma, fica evidente a necessidade da Dislexia ser explorada mais amplamente, principalmente por profissionais da área de educação, saúde e pelos pais e familiares no acompanhamento dessas crianças ajudando na evolução e
na cura deste transtorno. O conhecimento dos sintomas ajuda a detectar e a auxiliar a família e os profissionais da educação na informação e compreensão da Dislexia, porém ainda falta muito para que todos tenham acesso à informação adequada deste assunto e também proporcionar ao mesmo a atenção devida, em virtude de sua grande complexidade.
No entanto, devido aos meios de comunicação, fica mais fácil o acesso a informação, porém é necessário que o preconceito não se faça presente durante o processo de percepção e tratamento. A Dislexia se tornou mais conhecida
atualmente, devido a famosos de intitularem “Disléxicos”, como por exemplo, o ator norte americano Tom Cruise, que decora seus textos a partir da leitura dos mesmos, executada por uma outra pessoa. Em relatos deste ator, temos o grande sofrimento que o mesmo passou durante vários anos, devido a falta de informação e conhecimento desse transtorno e ao preconceito que sofreu em virtude das dificuldades encontradas durante todo o processo de tratamento e conhecimento do problema.
Diante de todas essas informações é necessário ressaltar a importância que o governo tem no processo de socialização e amparo aos portadores desse distúrbio, principalmente nos anos escolares, onde estes necessitam de atenções
diferenciadas no que tange a proporcionar aos portadores da Dislexia, o mesmo tratamento dado aos outros alunos de forma geral.
Dessa forma fica clara a necessidade de que todos tenham acesso a informações sobre o tema, assim se tornarão muito mais fácil à divulgação e propagação; pois onde há o conhecimento da causa, o tratamento se torna muito mais fácil de ser aplicado.
D
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário