terça-feira, 2 de novembro de 2010

Para um DIAGNÓSTICO INFORMAL da DISLEXIA

PARA UM DIAGNÓSTICO INFORMAL DA DISLEXIA
Vicente Martins
FICHA INDIVIDUAL DE OBSERVAÇÃO DE ALUNOS
COM DIFICULDADES DE LEITURA

Nome da Escola: _______________________________________________________
Dependência: __________________________________________________________
Localidade: ____________________________________________________________
Idade: ______________ Nível de Ensino: ____________________________________
Modalidade Escolar: _____________________________________________________
Observações: ___________________________________________________________
Assinale, nos quadrinhos abaixo, as observações, verificadas na escola pelos professores ou em casa pelos pais, quanto ao desempenho escolar e
atitudes do aluno(a):
- (S)para SIM
- (N) para Não.
- Assinale um X no quadrinho [?] no caso de dúvida
I - SINTOMATOLOGIA ESSENCIAL:
[ ] [ ? ] Tem oito anos ou mais.
[ ] [ ? ] Tem atraso na leitura de dois ou mais anos com relação às crianças da mesma idade
[ ] [ ? ] Sua velocidade na leitura é inferior a 50/60 palavras por minuto.
[ ] [ ? ] Comete erros freqüentes na leitura (omissões, substituições, inversões de fonemas - vogais e consoantes sonoras)
[ ] [ ? ] Sua compreensão de texto é muito pobre.
[ ] [ ? ] Seu quociente de inteligência (Q.I) é normal ou superior.
[ ] [ ? ] Não apresenta perturbação sensorial.

II - SINTOMATOLOGIA ASSOCIADA:
[ ] [ ? ] Apresenta um baixo rendimento na área de ortografia.
[ ] [ ? ] Tem um rendimento baixo no cálculo matemático, especialmente a multiplicação.
[ ] [ ? ] Apresenta movimentos involuntários associados, especialmente quando lê e escreve)
[ ] [ ? ] Não gosta de ir à escola (Fracassa nas avaliações parciais, não gosta do meio escolar, falta de motivação para aprendizagem)
[ ] [ ? ] Apresenta ansiedade e medo na hora de ler em voz alta.
[ ] [ ? ] Apresenta erros freqüentes na escrita (omissões, substituições, adições e inversões de letras)

III - FATORES DE PRÉ-DISPOSIÇÃO PARA DISLEXIA:
[ ] [ ? ] Apresenta problemas de lateralidade: esquerdo-direita, acima - abaixo
[ ] [ ? ] A Escola em que estuda não tem métodos eficientes e professores habilidades. Diversas formas de dispedagogias ( Método ruim, professor desqualificado)

[ ] [ ? ] Os professores têm detectado mais ou menos rápidos as dificuldades de leitura do (a) aluno(a)
[ ] [ ? ] Não há uma orientação pedagógica ou Psicopedagógico adequada, na escola, para a reeducação lingüística do(a) aluno(a)
[ ] [ ? ] Sua aprendizagem de leitura e escrita foi precoce, isto é, a verificou-se no período da educação infantil..
[ ] [ ? ] O(a) aluno(a) tem apresentado alterações na fala (articulação de fonemas e palavras), baixo nível de vocabulário, pobreza de expressão oral e se comunica mais com gestos.
[ ] [ ? ] O meio familiar é desfavorável à aprendizagem da leitura.
[ ] [ ? ] Verificam-se dificuldades semelhantes em familiares.
[ ] [ ? ] Seu esquema corporal não é adequado à sua idade.
[ ] [ ? ] Apresenta dificuldades de concentração ou atenção durante as atividades escolares, na escola e em casa.
[ ] [ ? ] Apresenta problemas de conduta escolar (indisciplinado, troca de escolas, escolaridade insuficiente, distorção série/idade e internações)

IV - DIFERENCIAIS IMPORTANTES
[ ] [ ? ] Não existe diagnóstico nem evidência médica de retardo mental
[ ] [ ? ] Não existe diagnóstico nem evidência médica de transtorno neurológico
[ ] [ ? ] Não existe diagnóstico nem evidência fonoaudiológica de problemas de audição.
[ ] [ ? ] Não existe diagnóstico nem evidência médica de defeitos de visão

V - CRITÉRIOS PARA UM DIAGNOSTICO INFORMAL (Psicopedagógico).
[ ] [ ? ] Apresenta dificuldade importante de leitura para captar sentido a partir da leitura de textos escolares.
[ ] [ ? ] O rendimento na leitura é surpreendente menos do que o esperado, dada sua escolarização e o rendimento geral em outras áreas lingüísticas e escolares.

APRESENTAR OUTRAS INFORMAÇÕES QUE SÃO CONSIDERADAS RELEVANTES

A quantidade de resposta "SIM" determina o grau de dislexia encontrado.

Nenhum comentário: