domingo, 4 de abril de 2010

DISGRAFIA

DISGRAFIA
A disgrafia é caracterizada por problemas com a linguagem escrita, que dificulta a transmissão de ideias e de conhecimentos desse específico canal de comunicação. As pessoas que tem disgrafia podem ter o tratado de letras e de números comprometido, cometendo erros ortográficos graves, ao omitir, acrescentar ou inverter letras e sílabas. Sua dificuldade espacial aparece na fala de domínio do tratado da letra, subindo e descendo a linha demarcada para a escrita. Há disgráficos com letra mal grafada, mas inteligível, porém outros apresentam letras que quase não deixam possibilidade de leitura, embora eles mesmos sejam capazes de ler a que escreveram. É comum que disgráficos também tenham dificuldades em cálculos matemáticos.
Os problemas mais frequentes são:
• Inversão de sílabas;
• Omissão de letras;
• Escrita de letras espelhadas;
• Escrita continua ou com separações incorretas.
O que para alguns pode parecer simples, como anotar um recado em uma folha de papel, para uma pessoa que apresenta disgrafia é especialmente complicado, pois é preciso controlar a posição da mão que escreve, com a coordenação do direcionamento espacial necessário a grafia da letra ou do número, integrados nos movimentos de fixação e alternância da visão. Por isso, também podem inclinar a cabeça para tentar ajustar distorções de imagem em seu campo de fixação ocular.
A grande dificuldade do disgráfico é na coordenação motora fina; trabalhos em grupo na escola podem ajudar muito esses alunos.

Principais características dos disgráficos:
√ Na escola são crianças conhecidas por terem "le¬tra feia";
√ Demoram muito mais para fazer uma tarefa do que as outras;
√ Retocam as letras muitas vezes;
√ Tem letras ininteligíveis;
√ Amontoam as letras;
√ Apresentam má organização da página;
√ Apresentam má organização das letras.

Saiba Mais ...
Algumas crianças já nos primeiros anos de vida apresentam indícios que podem sugerir que na idade escolar talvez tornem-se disgráficos. São eles:
• atrasos no desenvolvimento da marcha;
• dificuldades em subir e descer escadas; para andar sobre bases em desnível ou em balanço; ao tentar aprender a andar de bicicleta; no uso de tesouras; ao amarrar o cadarço do sapato; etc.

DOBRADURAS
Fazer dobradura é uma atividade que pode auxiliar a coorde¬nação motora dos disgráficos. Apesar dos exemplos abaixo, qualquer outra dobradura poderá ser utilizada, usando gradativos estágios de dificuldade.
MATERIAL
- Papéis coloridos
- Fichas com modelos e instruções de dobraduras
OBJETIVO
- Estimular a coordenação motora fina, lateralidade, sequência de instruções e organização espacial.
DESENVOLVIMENTO
- Providenciar papeis coloridos no tamanho exato;
- Demonstrar e realizar junto com os alunos as etapas das dobraduras.

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