DISLEXIA... OU DISTÚRBIOS DA LEITURA E DA ESCRITA?
E Dislexia é uma alteração nos neurotransmissores cerebrais que impede uma criança de ler e compreender com a mesma facilidade com que o fazem as crianças da mesma faixa etária, independente de qualquer causa intelectual, cultural ou emocional. Todo o desenvolvimento da criança é normal, até entrar na escola. É um problema de base cognitiva que afeta as habilidades lingüísticas associadas à leitura e à escrita.
Pessoalmente questiono a terminologia Dislexia porque produz uma sonoridade de patologia, o que não o é. Não se fala em cura ou tratamento ou medicamentos quando se fala em Dislexia, não é portando uma doença. Ser disléxico é como ser canhoto. Acredito que pessoas são disléxicas e não estão disléxicas. Esta é uma condição natural, pessoas nascem disléxicas ou não-disléxicas, e assim permanecem por toda a vida, como algumas pessoas nascem canhotas ou destras e assim o são por toda a vida. Os canhotos sofreram durante muitos anos discriminação e tentativas de “tratamento”: colocar gesso na mão dominante é hoje considerado um crime, mas não era assim há alguns anos atrás. As bancas escolares eram feitas apenas para os destros, depois foram adaptadas para os canhotos também, assim é ser disléxico... O atual sistema escolar é desenvolvido para a maioria, que é não-disléxica. Os disléxicos ficam à margem de um sistema educacional que os exclui e os aprisiona.
A grande polêmica acerca do tema Dislexia é por seu comprometimento neurológico, mas precisamos entender que pertencem à área da Saúde apenas a causa e a diagnose. O reconhecimento das características precocemente, as conseqüências, as soluções e as adaptações pertencem à Educação. Não existem disléxicos entre os analfabetos. É nas salas de aula que a Dislexia se faz presente e o que é pior: de uma forma catastrófica e algumas vezes irreparável.
As grandes dificuldades aparecem por volta dos 8 ou 9 anos de idade, quando a criança começa enfrentar temas acadêmicos mais complexos, as notas baixas e fraco desempenho escolar são características básicas na vida escolar de crianças disléxicas.
Manifestações de decepção, desaprovação, de cólera, de ridicularização, de humilhação por parte dos grupos a que pertencem, afetam mortalmente a auto-estima destas crianças.Elas são humilhadas em todos os sentidos e por todos os grupos em que está inserida: pelos pais, pelos irmãos, pelos colegas, pelos professores. Com sua auto-estima extremamente abalada, elas certamente desenvolverão distúrbios de conduta: da agressividade à timidez intensa ou depressão, e daí para a marginalidade propriamente dita, para a delinqüência, é apenas um passo. Isso indica um desajustamento social com graves conseqüências para a sociedade como um todo. Não existe orgulho nem satisfação em destacar-se na escola por problemas de aprendizagem, nem pelas notas baixas recebidas.
As estatísticas indicam que de 15% a 30% das crianças em idade escolar sofrem com suas dificuldades acadêmicas, 15% delas são disléxicas. É um índice muito alto, para continuarmos com os olhos fechados. Sem a assistência e o apoio necessários estas crianças desestimulam-se, perdem-se e por fim desistem. Pergunto-me se este não seria um bom motivo para que se investigassem os altos índices de reprovação e de evasão escolar.
Leitura lenta sem modulação, sem ritmo e sem domínio da compreensão/interpretação do texto lido; confundir algumas letras; sérios erros ortográficos; dificuldades de memória; dificuldades no manuseio de dicionários e mapas; dificuldades de copiar do quadro ou dos livros; dificuldades de entender o tempo: passado presente e futuro; tendência a uma escrita descuidada, desordenada e às vezes incompreensível; não utilização de sinais de pontuação/acentuação gramaticais; inversões, omissões, reiterações e substituições de letras, palavras ou silabas na leitura e na escrita, problemas com sequenciações. Essas são apenas algumas das características disléxicas que podem ser observadas nas crianças com dificuldades escolares. Se pudermos dissociar as dificuldades de ler/compreender e escrever corretamente à ausência de problemas intelectuais ou de outro tipo de problemas que possam dar uma explicação alternativa ao problema apresentado, então podemos suspeitar de uma possível dislexia. Numa primeira etapa da aprendizagem, algumas crianças podem apresentar estas características, e esses são considerados erros normais dentro do processo de aprendizagem, é preciso distinguir essas dificuldades das dificuldades disléxicas que são mais profundas, constantes e contínuas. Crianças com expressivas dificuldades de leitura não são necessariamente disléxicas, mas todas as crianças disléxicas têm um sério distúrbio de leitura.
O diagnóstico precoce é imprescindível para o desenvolvimento contínuo das crianças disléxicas. Reconhecer as características é o primeiro passo para que se possam evitar anos de dificuldades e sofrimentos, induzindo esta criança, fatalmente ao desinteresse pela escola e a tudo o que está em torno dela, gerando às vezes quadros “quase-fóbicos”, desta criança em relação à tarefas que exijam a leitura e a escrita. Crianças com dificuldades escolares seja qual for a raiz do problema, necessitam de educação, atenção e ensino diferenciados para que possam desenvolver suas habilidades, e quanto mais cedo for detectado o problema, melhores serão os resultados.
Uma das grandes frustrações dos pais é saber que seu filho tem problemas escolares. A maioria não sabe o que fazer e como ajudar. O certo seria procurar apoio nas escolas, com os professores, mas estes também, muitas vezes, não sabem o que fazer. Isso porque não foram instruídos para tal. As universidades não capacitam os educadores para lidar com os sérios problemas de aprendizagem. Este é um problema muito complexo, mas certamente todos apontam o dedo para o aluno, ou para os seus pais, ou para a Escola.
Como pais precisamos ultrapassar os limites da culpabilidade e enfrentarmos, junto com nossos filhos, suas dificuldades, e mostrarmos que nosso amor por eles não existe em função de suas notas escolares.Essa é uma associação muito perigosa.
Como educadores precisamos caminhar, por conta própria, em busca das informações necessárias para que este quadro se modifique. Não podemos esperar que as informações cheguem às nossas mãos através da Escola. Elas não chegarão. As Universidades não preparam seus alunos, futuros professores, para atender às necessidades das crianças disléxicas. E elas existem! Estão por aí em todas as salas de aulas! Até que desistam...
Necessita-se instaurar dentro das escolas, medidas preventivas essenciais para a reestruturação do aluno em sua forma mais abrangente, evitando assim, as situações traumatizantes que os problemas de aprendizagem escolar causam em algumas crianças, que neste atual momento não são, ao menos, respeitadas. Toda e qualquer dificuldade escolar tem uma causa e uma solução. Ninguém nasce com dificuldades escolares, elas aparecem ao longo do caminho e precisam ser observadas , respeitadas e solucionadas.
É tarefa de todo e quaisquer educadores, sejam eles os pais ou os professores, ter como base ética o compromisso de ver desenvolver-se dignamente e efetivamente a aprendizagem acadêmica de seu(s) educando(s), buscando novas formas de aprendizagem, novos programas e processos de ensino que possam colaborar para a inclusão destas crianças no mundo das letras, ajudando-as a sobreviver dentro deste único modelo de escola que se nos apresenta. Não podemos mais continuar contribuindo para que nossa sociedade padeça com as conseqüências que a desinformação dos problemas escolares promove; não podemos mais fechar os olhos e calar. Precisamos urgentemente lutar para que as informações e as novas formas de aprender cheguem dentro das escolas, aos educadores e aos pais.
Precisamos restaurar a dignidade humana a nível nacional, mas só o faremos quando pudermos compreender as graves conseqüências sociais que o insucesso escolar provoca, gerando uma relação inadequada entre esta criança e o Mundo. Fonte: http://www.dislexiarecife.hpg.ig.com.br/ciencia_e_educacao/8/index_int_2.html/Selene Calafange
terça-feira, 2 de novembro de 2010
UM NOVO OLHAR SOBRE A DISLEXIA
UM NOVO OLHAR SOBRE A DISLEXIA
Revista Escola 2008
Eles trocam a letra ‘b’ pelo ‘p’, confundem o som da letra ‘t’ com o do ‘d’, invertem o ‘f’ com o ‘v’ na hora de ler ou escrever. Também sentem dificuldade para fazer cálculos e diferenciar cores, tamanhos e posições. Para muitos pais ou professores esses “erros” podem indicar falta de atenção nas aulas. Mas esses sinais configuram um quadro de dislexia, um transtorno que pode acometer até 17% da população mundial. Apesar das dificuldades, o distúrbio nada tem a ver com inteligência – boa parte dos disléxicos tem um QI acima da média. Na verdade, o que a ciência procura é entender melhor os mecanismos que causam o distúrbio para ajudar inclusive na derrubada de mitos que cercam o tema. Por enquanto, há indícios de alterações genéticas associadas ao transtorno e também de manifestação de um padrão diferente de funcionamento das áreas cerebrais relacionadas à linguagem. “Conhecimentos como esses têm nos auxiliado muito”, afirma o neuropediatra Carlos Nogueira Aucélio, da Universidade de Brasília.
De fato, as informações estão permitindo que os especialistas desenvolvam um novo olhar sobre a dislexia, focado em dados concretos lapidados pela ciência. Eles possibilitam, por exemplo, a identificação do transtorno nos primeiros anos de vida. Em geral, os disléxicos começam a falar e a andar tardiamente. Porém é na pré-escola que os sinais ficam mais evidentes. “Eles têm um vocabulário limitado, trocam as letras e apresentam dificuldades de memorização”, explica a psicopedagoga Maria Ângela Nogueira, da Associação Brasileira de Dislexia. Um bom diagnóstico é feito com a participação de psicólogos, neurologistas e fonoaudiólogos. “Essa abordagem ampla ajuda a localizar eventuais problemas auditivos, visuais ou neurológicos que podem ser a razão da dificuldade na aprendizagem”, esclarece a psicopedagoga.
Apesar dos avanços no conhecimento do transtorno, ainda é preciso vencer a barreira da desinformação, particularmente entre os educadores. “São poucas as escolas preparadas para dar a atenção ao disléxico”. Afirma a psicopedagoga Maria Irene Maluf, presidente da Sociedade Brasileira de Psicopedagogia. O Colégio Rio Branco, em São Paulo, é um dos que dispõem de uma equipe capacitada. “Quando identificamos um caso, conversamos com a família e estruturamos um trabalho em conjunto”, explica Rosângela Guedes, supervisora pedagógica da escola. Uma das medidas tomadas no colégio é deixar o aluno mais próximo do professor na sala de aula, dar a ele um tempo maior para executar as tarefas e valorizar os progressos da criança para reforçar sua auto-estima. Foi por falta de cuidados desse gênero que o professor José Rigone Junior, 26 anos, só descobriu que era disléxico aos 18. Antes, havia repetido quatro vezes de ano. “Tinha domínio do conteúdo, mas não formalizava esse conhecimento”, conta. José prestou vestibular para geografia e ingressou na Universidade de São Paulo. “Recorri a uma lei que me permitiu ser avaliado oralmente”, diz. Hoje ele dá aulas no Colégio Objetivo, em São Paulo. ”Vez ou outra cometo deslizes. Os alunos apontam e eu corrijo”, conta. O pequeno Celso Barbosa, dez anos, não precisará sofrer tanto para receber a atenção correta. Assim que perceberam que havia algo de diferente com o filho, os pais do garoto buscaram ajuda. “Ele demorou para dar os primeiros passos. Quando falava trocava as letras”, conta a mãe, Clarice. O diagnóstico foi levado à escola. “Eles adotaram uma abordagem adequada às necessidades dele. Além disso, líamos com ele livros ideais para essas crianças”, lembra. Hoje o menino melhorou a escrita e tira boas notas.
DADOS SOBRE O TRANSTORNO
O que é – Transtorno de aprendizagem caracterizado por grande dificuldade de ler, escrever e compreender a escrita.
Causas – Há estudos que indicam defeitos genéticos associados.
Alguns sinais:
• Troca de letras
• Dificuldade de memorização e de diferenciação de cores, formas, tamanhos e posições.
• Lentidão motora
• Pouca habilidade para atividades manuais e grafia
Como tratar – O tratamento deve ser feito por uma equipe multiprofissional. Exige ao menos um neurologista infantil e um psicopedagogo. Também depende de boa e especifica orientação escolar.
Maria Conceição Gomes de Melo
Revista Escola 2008
Eles trocam a letra ‘b’ pelo ‘p’, confundem o som da letra ‘t’ com o do ‘d’, invertem o ‘f’ com o ‘v’ na hora de ler ou escrever. Também sentem dificuldade para fazer cálculos e diferenciar cores, tamanhos e posições. Para muitos pais ou professores esses “erros” podem indicar falta de atenção nas aulas. Mas esses sinais configuram um quadro de dislexia, um transtorno que pode acometer até 17% da população mundial. Apesar das dificuldades, o distúrbio nada tem a ver com inteligência – boa parte dos disléxicos tem um QI acima da média. Na verdade, o que a ciência procura é entender melhor os mecanismos que causam o distúrbio para ajudar inclusive na derrubada de mitos que cercam o tema. Por enquanto, há indícios de alterações genéticas associadas ao transtorno e também de manifestação de um padrão diferente de funcionamento das áreas cerebrais relacionadas à linguagem. “Conhecimentos como esses têm nos auxiliado muito”, afirma o neuropediatra Carlos Nogueira Aucélio, da Universidade de Brasília.
De fato, as informações estão permitindo que os especialistas desenvolvam um novo olhar sobre a dislexia, focado em dados concretos lapidados pela ciência. Eles possibilitam, por exemplo, a identificação do transtorno nos primeiros anos de vida. Em geral, os disléxicos começam a falar e a andar tardiamente. Porém é na pré-escola que os sinais ficam mais evidentes. “Eles têm um vocabulário limitado, trocam as letras e apresentam dificuldades de memorização”, explica a psicopedagoga Maria Ângela Nogueira, da Associação Brasileira de Dislexia. Um bom diagnóstico é feito com a participação de psicólogos, neurologistas e fonoaudiólogos. “Essa abordagem ampla ajuda a localizar eventuais problemas auditivos, visuais ou neurológicos que podem ser a razão da dificuldade na aprendizagem”, esclarece a psicopedagoga.
Apesar dos avanços no conhecimento do transtorno, ainda é preciso vencer a barreira da desinformação, particularmente entre os educadores. “São poucas as escolas preparadas para dar a atenção ao disléxico”. Afirma a psicopedagoga Maria Irene Maluf, presidente da Sociedade Brasileira de Psicopedagogia. O Colégio Rio Branco, em São Paulo, é um dos que dispõem de uma equipe capacitada. “Quando identificamos um caso, conversamos com a família e estruturamos um trabalho em conjunto”, explica Rosângela Guedes, supervisora pedagógica da escola. Uma das medidas tomadas no colégio é deixar o aluno mais próximo do professor na sala de aula, dar a ele um tempo maior para executar as tarefas e valorizar os progressos da criança para reforçar sua auto-estima. Foi por falta de cuidados desse gênero que o professor José Rigone Junior, 26 anos, só descobriu que era disléxico aos 18. Antes, havia repetido quatro vezes de ano. “Tinha domínio do conteúdo, mas não formalizava esse conhecimento”, conta. José prestou vestibular para geografia e ingressou na Universidade de São Paulo. “Recorri a uma lei que me permitiu ser avaliado oralmente”, diz. Hoje ele dá aulas no Colégio Objetivo, em São Paulo. ”Vez ou outra cometo deslizes. Os alunos apontam e eu corrijo”, conta. O pequeno Celso Barbosa, dez anos, não precisará sofrer tanto para receber a atenção correta. Assim que perceberam que havia algo de diferente com o filho, os pais do garoto buscaram ajuda. “Ele demorou para dar os primeiros passos. Quando falava trocava as letras”, conta a mãe, Clarice. O diagnóstico foi levado à escola. “Eles adotaram uma abordagem adequada às necessidades dele. Além disso, líamos com ele livros ideais para essas crianças”, lembra. Hoje o menino melhorou a escrita e tira boas notas.
DADOS SOBRE O TRANSTORNO
O que é – Transtorno de aprendizagem caracterizado por grande dificuldade de ler, escrever e compreender a escrita.
Causas – Há estudos que indicam defeitos genéticos associados.
Alguns sinais:
• Troca de letras
• Dificuldade de memorização e de diferenciação de cores, formas, tamanhos e posições.
• Lentidão motora
• Pouca habilidade para atividades manuais e grafia
Como tratar – O tratamento deve ser feito por uma equipe multiprofissional. Exige ao menos um neurologista infantil e um psicopedagogo. Também depende de boa e especifica orientação escolar.
Maria Conceição Gomes de Melo
sábado, 2 de outubro de 2010
HISTÓRICO / DISLEXIA
HISTÓRICO / DISLEXIA
O primeiro trabalho sobre dislexia foi citado em 1872, por Reinhold Berlin, seguido por James Kerr em 1897. James Hinshelwood, em 1917, publicou uma monografia sobre “Cegueira Verbal Congênita”, que encontrara pacientes com inteligência normal e com dificuldade para aprender a ler e escrever. Nesta época, a visão era de que esse problema seria orgânico e, possivelmente hereditário, sendo o predomínio maior em meninos, do que em meninas.
No início do século XX, os psicólogos e educadores deram pouca importância aos transtornos específicos da linguagem, se concentravam apenas no aspecto pedagógico do problema. Ao mesmo tempo, a classe médica negligenciava o problema na sala de aula, o que contribuía para estabelecer uma grande lacuna entre a recuperação das crianças e o seu problema.
Através de uma pesquisa realizada em unidades de saúde mental, nos Estados Unidos, em meados de 1925, mostrando a dificuldade de ler, escrever e soletrar se constituíam nas causas mais freqüentes dos encaminhamentos realizados. E foi a partir daí, que vários autores, começaram a estudar e descrever o distúrbio. Oftalmologistas, norte-americanos, ajudaram a identificar o distúrbio, alegando que: “Não são os olhos que lêem, mas o cérebro”.
Orton, entre 1928 e 1937, estudou famílias de disléxicos e encontrou algumas alterações, como escrita em espelho, e chamou a atenção para o aspecto genético. Sugeriu que o fenômeno era provocado por imagens competitivas nos dois hemisférios cerebrais devido a falência em estabelecer dominância cerebral unilateral e consistência perceptiva. Seguiram-se a ele vários outros estudiosos interessados no assunto. (Rotta, 2006)
Em continuação aos estudos de Orton, que atribuía a causa do problema a distúrbios de dominância lateral, encontramos Penfield e Roberts (1959), Zangwill (1960), Sperry (1964), Masland (1967), Miklebust (1954 - 1971) e atualmente Albert Galaburda, que descreveu a dislexia de forma mais complexa.
Na França há trabalhos de Varlot e Deconte (1926) e Ombredama (1937), mas não tiveram continuidade. No campo da linguagem escrita aparecem Borel Maysony, Arlet Boucier e outros. Atualmente, Jacques Melher.
Hoje, os estudos mais recentes estão no campo psiconeurológico. O Brasil também tem sua contribuição com a pesquisa sobre "A diferença dos volumes dos lobos temporais direito e esquerdo".
No Brasil foi criada, no ano de 1983, a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), com o objetivo de esclarecer, divulgar, ampliar conhecimentos e ajudar os disléxicos em sua dificuldade específica de linguagem. Se a dislexia for diagnosticada e tratada adequadamente, o paciente pode ter melhora de até 80%.
Condemarim (1986), expressa seu pensamento sobre dislexia dizendo que é um conjunto de sintomas reveladores de uma disfunção parietal (o lobo do cérebro onde fica o centro nervoso da escrita), geralmente hereditário, ou às vezes adquirida, que afeta a aprendizagem da leitura num contínuo que se estende do leve sintoma ao severo. É freqüentemente acompanhada de transtorno na aprendizagem da escrita, ortografia, gramática e redação.
Conforme ressalta Myklebust (1987), a dislexia representa um déficit na capacidade de simbolizar, começa a se definir a partir da necessidade que tem a criança de lidar receptivamente ou expressivamente com a representação da realidade, ou antes, com a simbolização da realidade, ou poderíamos também dizer, com a nomeação do mundo.
Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Dislexia (ABD), em média 40% dos casos diagnosticados na faixa mais crítica, entre 10 a 12 anos, são de grau severo, 40% são de grau moderado e 20% de grau leve.
Atualmente observasse um fenômeno de “vulgarização”/generalização do termo dislexia, qualquer distúrbio de linguagem apresentado pela criança, logo é qualificado como dislexia, tanto pelos pais como pela escola. O problema nem sempre está na criança e sim nos processos educacionais, sob a responsabilidade familiar, ou nos processos formais de aprendizagem, sob incumbência da instituição escolar. Além dos problemas de ensinagem, temos também a alfabetização precoce, cada vez mais as crianças estão menos prontas para iniciar o processo e são identificadas dificuldades de aprendizagem que, na realidade, não existem.
Segundo Rotta (2006), a década de 1990 foi pródiga em trabalhos que tentavam desvendar os aspectos genéticos envolvidos na dislexia. Por outro lado, inúmeros autores, utilizando-se de exames complementares, provaram a possibilidade de malformações ou alterações funcionais cerebrais em crianças disléxicas.
A definição mais utilizada, segundo a ABD é a de 1994 da International Dyslexia Association (IDA): “Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específico de origem constitucional caracterizado por uma dificuldade na decodificação de palavras simples que, como regra, mostra uma insuficiência no processamento fonológico. Essas dificuldades não são esperadas com relação à idade e a outras dificuldades acadêmicas cognitivas; não são um resultado de distúrbios de desenvolvimento geral nem sensorial. A dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem freqüentemente incluindo, além das dificuldades com leitura, uma dificuldade de escrita e soletração.”
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-IV (1995) caracteriza a dislexia como comprometimento acentuado no desenvolvimento das habilidades de reconhecimento das palavras e da compreensão da leitura. O diagnóstico é realizado somente se esta incapacidade interferir significativamente no desempenho escolar ou nas atividades da vida diária (AVD’s) que requerem habilidades de leitura. A leitura oral no disléxico é caracterizada por omissões, distorções e substituições de palavras e pela leitura lenta e vacilante. Neste distúrbio, a compreensão da leitura também é afetada.
Fonseca (1995), coloca que a dislexia trata-se de uma desordem (dificuldade) manifestada na aprendizagem da leitura, independentemente de instrução convencional, adequada inteligência e oportunidade sócio-cultural. E, portanto, dependente de funções cognitivas, que são de origem orgânica na maioria dos casos.
Lima (2002), enfatiza que todo processo de aprendizagem está articulado com a história de cada indivíduo, e o ser humano aprende mais facilmente quando o novo pode ser relacionado com algum aspecto da sua experiência prévia, com o conhecimento anterior, com alguma questão que o indivíduo se colocou, com imagens, palavras e fatos que estão em sua memória, com vivências culturais.
Ao que parece, por trás desses problemas específicos de aprendizagem, existe sempre um fator biológico, hereditário, isto é, há uma disposição natural de a mesma dificuldade ocorrer em outros membros da família. Coll (1995), descreve isso dizendo que quando falamos de problemas de linguagem, não podemos nos esquecer de buscar no ambiente social da criança todos os dados que nos permitam compreender melhor as dificuldades que esta apresenta.
A neurologista inglesa Guinevere Éden, do Centro de Investigação Neurológica de Georgetown, fez uma pesquisa com cérebros de disléxicos na qual ela constatou que uma das características comuns às crianças disléxicas é a dificuldade em reconhecer em que direção os objetos se movem. Por meio de exames de ressonância magnética funcional, foi possível verificar que o cérebro de um portador de dislexia é anatômico e fisiologicamente diferente de uma pessoa que não sofre do distúrbio. De acordo com ela, ficou claro que o hemisfério direito do cérebro, não relacionado à linguagem, apresenta maior atividade do que o esquerdo. Para superar essa condição é preciso aprender como compensá-la. (Fonte: http://www.medsys.com.br/ultimas_not/noticias.php?cd_noticia=577)
Em 2003, o Annals of Dyslexia, elaborado pela IDA, propôs uma nova definição: “Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.” Tal definição contou com a participação de vários profissionais, entre eles: Susan Brady, Hugh Catts, Emerson Dickman, Guinenere Éden, Jack Fletcher, Jeffrey Gilger, Robin Moris, Harley Tomey e Thomas Viall.
Rotta (2006), as diferenças estruturais entre o cérebro das pessoas com dislexia e o das pessoas sem dislexia concentram-se fundamentalmente no plano temporal. Além da simetria incomum dos planos temporais, o cérebro de leitores disléxicos tem alterações na citoarquitetura e alterações do cerebelo e suas vias. Isso ocorre provavelmente porque houve algum tipo de agressão nos primeiros estágios do desenvolvimento. Finalmente, os neurônios de tecido cerebral dos leitores disléxicos parecem ser menores que a média, pelo menos em algumas áreas de cérebro (por exemplo, o tálamo). O tamanho menor dos neurônios talâmicos pode muito bem estar ligado às anormalidades tanto do sistema visual quanto no sistema auditivo de indivíduos com dislexia. O estudo de Galaburda e colaboradores, em 2001, demonstrou experimentalmente que as alterações na citoarquitetura do córtex temporal e dos tálamos determinam um processamento lento dos sons.
Dentro do quadro da dislexia devemos estar atentos ao histórico familiar para parentes próximos que apresentem a mesma deficiência de linguagem. Também a aspectos pré, peri e pós-natal se o parto foi difícil, se pode ter ocorrido algum problema de anoxia (asfixia relativa), prematuridade do feto (peso abaixo do normal), ou hipermaturidade ( nascimento passou da data prevista para o parto). Se a criança adquiriu alguma doença infecto-contagiosa, que tenha produzido convulsões ou perda de consciência, se ocorreu algum atraso na aquisição da linguagem ou perturbações na articulação da mesma, se houve um atraso para andar, e algum problema de dominância lateral (uso retardado da mão esquerda ou direita), entre outros.
Dentro da etiologia da dislexia sempre deverão ser considerados dois aspectos, que podem estar isolados ou relacionados, como também serem complementares: causas genéticas e causas adquiridas. A etiologia pode ser dividida em: genética, adquirida e multifatorial ou mista.
O primeiro trabalho sobre dislexia foi citado em 1872, por Reinhold Berlin, seguido por James Kerr em 1897. James Hinshelwood, em 1917, publicou uma monografia sobre “Cegueira Verbal Congênita”, que encontrara pacientes com inteligência normal e com dificuldade para aprender a ler e escrever. Nesta época, a visão era de que esse problema seria orgânico e, possivelmente hereditário, sendo o predomínio maior em meninos, do que em meninas.
No início do século XX, os psicólogos e educadores deram pouca importância aos transtornos específicos da linguagem, se concentravam apenas no aspecto pedagógico do problema. Ao mesmo tempo, a classe médica negligenciava o problema na sala de aula, o que contribuía para estabelecer uma grande lacuna entre a recuperação das crianças e o seu problema.
Através de uma pesquisa realizada em unidades de saúde mental, nos Estados Unidos, em meados de 1925, mostrando a dificuldade de ler, escrever e soletrar se constituíam nas causas mais freqüentes dos encaminhamentos realizados. E foi a partir daí, que vários autores, começaram a estudar e descrever o distúrbio. Oftalmologistas, norte-americanos, ajudaram a identificar o distúrbio, alegando que: “Não são os olhos que lêem, mas o cérebro”.
Orton, entre 1928 e 1937, estudou famílias de disléxicos e encontrou algumas alterações, como escrita em espelho, e chamou a atenção para o aspecto genético. Sugeriu que o fenômeno era provocado por imagens competitivas nos dois hemisférios cerebrais devido a falência em estabelecer dominância cerebral unilateral e consistência perceptiva. Seguiram-se a ele vários outros estudiosos interessados no assunto. (Rotta, 2006)
Em continuação aos estudos de Orton, que atribuía a causa do problema a distúrbios de dominância lateral, encontramos Penfield e Roberts (1959), Zangwill (1960), Sperry (1964), Masland (1967), Miklebust (1954 - 1971) e atualmente Albert Galaburda, que descreveu a dislexia de forma mais complexa.
Na França há trabalhos de Varlot e Deconte (1926) e Ombredama (1937), mas não tiveram continuidade. No campo da linguagem escrita aparecem Borel Maysony, Arlet Boucier e outros. Atualmente, Jacques Melher.
Hoje, os estudos mais recentes estão no campo psiconeurológico. O Brasil também tem sua contribuição com a pesquisa sobre "A diferença dos volumes dos lobos temporais direito e esquerdo".
No Brasil foi criada, no ano de 1983, a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), com o objetivo de esclarecer, divulgar, ampliar conhecimentos e ajudar os disléxicos em sua dificuldade específica de linguagem. Se a dislexia for diagnosticada e tratada adequadamente, o paciente pode ter melhora de até 80%.
Condemarim (1986), expressa seu pensamento sobre dislexia dizendo que é um conjunto de sintomas reveladores de uma disfunção parietal (o lobo do cérebro onde fica o centro nervoso da escrita), geralmente hereditário, ou às vezes adquirida, que afeta a aprendizagem da leitura num contínuo que se estende do leve sintoma ao severo. É freqüentemente acompanhada de transtorno na aprendizagem da escrita, ortografia, gramática e redação.
Conforme ressalta Myklebust (1987), a dislexia representa um déficit na capacidade de simbolizar, começa a se definir a partir da necessidade que tem a criança de lidar receptivamente ou expressivamente com a representação da realidade, ou antes, com a simbolização da realidade, ou poderíamos também dizer, com a nomeação do mundo.
Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Dislexia (ABD), em média 40% dos casos diagnosticados na faixa mais crítica, entre 10 a 12 anos, são de grau severo, 40% são de grau moderado e 20% de grau leve.
Atualmente observasse um fenômeno de “vulgarização”/generalização do termo dislexia, qualquer distúrbio de linguagem apresentado pela criança, logo é qualificado como dislexia, tanto pelos pais como pela escola. O problema nem sempre está na criança e sim nos processos educacionais, sob a responsabilidade familiar, ou nos processos formais de aprendizagem, sob incumbência da instituição escolar. Além dos problemas de ensinagem, temos também a alfabetização precoce, cada vez mais as crianças estão menos prontas para iniciar o processo e são identificadas dificuldades de aprendizagem que, na realidade, não existem.
Segundo Rotta (2006), a década de 1990 foi pródiga em trabalhos que tentavam desvendar os aspectos genéticos envolvidos na dislexia. Por outro lado, inúmeros autores, utilizando-se de exames complementares, provaram a possibilidade de malformações ou alterações funcionais cerebrais em crianças disléxicas.
A definição mais utilizada, segundo a ABD é a de 1994 da International Dyslexia Association (IDA): “Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específico de origem constitucional caracterizado por uma dificuldade na decodificação de palavras simples que, como regra, mostra uma insuficiência no processamento fonológico. Essas dificuldades não são esperadas com relação à idade e a outras dificuldades acadêmicas cognitivas; não são um resultado de distúrbios de desenvolvimento geral nem sensorial. A dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem freqüentemente incluindo, além das dificuldades com leitura, uma dificuldade de escrita e soletração.”
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-IV (1995) caracteriza a dislexia como comprometimento acentuado no desenvolvimento das habilidades de reconhecimento das palavras e da compreensão da leitura. O diagnóstico é realizado somente se esta incapacidade interferir significativamente no desempenho escolar ou nas atividades da vida diária (AVD’s) que requerem habilidades de leitura. A leitura oral no disléxico é caracterizada por omissões, distorções e substituições de palavras e pela leitura lenta e vacilante. Neste distúrbio, a compreensão da leitura também é afetada.
Fonseca (1995), coloca que a dislexia trata-se de uma desordem (dificuldade) manifestada na aprendizagem da leitura, independentemente de instrução convencional, adequada inteligência e oportunidade sócio-cultural. E, portanto, dependente de funções cognitivas, que são de origem orgânica na maioria dos casos.
Lima (2002), enfatiza que todo processo de aprendizagem está articulado com a história de cada indivíduo, e o ser humano aprende mais facilmente quando o novo pode ser relacionado com algum aspecto da sua experiência prévia, com o conhecimento anterior, com alguma questão que o indivíduo se colocou, com imagens, palavras e fatos que estão em sua memória, com vivências culturais.
Ao que parece, por trás desses problemas específicos de aprendizagem, existe sempre um fator biológico, hereditário, isto é, há uma disposição natural de a mesma dificuldade ocorrer em outros membros da família. Coll (1995), descreve isso dizendo que quando falamos de problemas de linguagem, não podemos nos esquecer de buscar no ambiente social da criança todos os dados que nos permitam compreender melhor as dificuldades que esta apresenta.
A neurologista inglesa Guinevere Éden, do Centro de Investigação Neurológica de Georgetown, fez uma pesquisa com cérebros de disléxicos na qual ela constatou que uma das características comuns às crianças disléxicas é a dificuldade em reconhecer em que direção os objetos se movem. Por meio de exames de ressonância magnética funcional, foi possível verificar que o cérebro de um portador de dislexia é anatômico e fisiologicamente diferente de uma pessoa que não sofre do distúrbio. De acordo com ela, ficou claro que o hemisfério direito do cérebro, não relacionado à linguagem, apresenta maior atividade do que o esquerdo. Para superar essa condição é preciso aprender como compensá-la. (Fonte: http://www.medsys.com.br/ultimas_not/noticias.php?cd_noticia=577)
Em 2003, o Annals of Dyslexia, elaborado pela IDA, propôs uma nova definição: “Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.” Tal definição contou com a participação de vários profissionais, entre eles: Susan Brady, Hugh Catts, Emerson Dickman, Guinenere Éden, Jack Fletcher, Jeffrey Gilger, Robin Moris, Harley Tomey e Thomas Viall.
Rotta (2006), as diferenças estruturais entre o cérebro das pessoas com dislexia e o das pessoas sem dislexia concentram-se fundamentalmente no plano temporal. Além da simetria incomum dos planos temporais, o cérebro de leitores disléxicos tem alterações na citoarquitetura e alterações do cerebelo e suas vias. Isso ocorre provavelmente porque houve algum tipo de agressão nos primeiros estágios do desenvolvimento. Finalmente, os neurônios de tecido cerebral dos leitores disléxicos parecem ser menores que a média, pelo menos em algumas áreas de cérebro (por exemplo, o tálamo). O tamanho menor dos neurônios talâmicos pode muito bem estar ligado às anormalidades tanto do sistema visual quanto no sistema auditivo de indivíduos com dislexia. O estudo de Galaburda e colaboradores, em 2001, demonstrou experimentalmente que as alterações na citoarquitetura do córtex temporal e dos tálamos determinam um processamento lento dos sons.
Dentro do quadro da dislexia devemos estar atentos ao histórico familiar para parentes próximos que apresentem a mesma deficiência de linguagem. Também a aspectos pré, peri e pós-natal se o parto foi difícil, se pode ter ocorrido algum problema de anoxia (asfixia relativa), prematuridade do feto (peso abaixo do normal), ou hipermaturidade ( nascimento passou da data prevista para o parto). Se a criança adquiriu alguma doença infecto-contagiosa, que tenha produzido convulsões ou perda de consciência, se ocorreu algum atraso na aquisição da linguagem ou perturbações na articulação da mesma, se houve um atraso para andar, e algum problema de dominância lateral (uso retardado da mão esquerda ou direita), entre outros.
Dentro da etiologia da dislexia sempre deverão ser considerados dois aspectos, que podem estar isolados ou relacionados, como também serem complementares: causas genéticas e causas adquiridas. A etiologia pode ser dividida em: genética, adquirida e multifatorial ou mista.
TESTE de DISLEXIA para ADULTOS
Teste de Dislexia para Adultos
As questões estão relacionadas com diferentes áreas da Dislexia.
Leia as perguntas com atenção e responde com honestidade:
1. Acha difícil distinguir esquerda de direita?
2. Para você é difícil ler um mapa ou encontrar uma direção para um sítio desconhecido?
3. Não gosta de ler em alta voz?
4. Demora mais do que era suposto para ler uma página de um livro?
5. Acha difícil perceber o que leu?
6. Não gosta de ler livros com muitas páginas?
7. Soletra mal?
8. A sua letra (caligrafia) é difícil de ler?
9. Fica confuso se tiver que falar em público?
10. Acha difícil escrever mensagens no celular?
11. Quando diz uma palavra longa, tem dificuldade em dizer todos os sons pela ordem correta?
12. Acha difícil somar usando somente a mente, sem usar os dedos ou papel?
13. Confunde os números quando os marca no telefone?
14. Consegue dizer os meses do ano rapidamente?
15. Consegue dizer os meses do ano de trás para a frente?
16. Confunde datas e horas e esquecer de compromissos?
17. Engana-te muitas vezes ao escrever um cheque?
18. Acha que impressos são confusos?
19. Confunde números como 95 e 59?
20. Para você é difícil aprender as tabuadas?
Se respondeu sim à maioria destas questões, então há uma grande probabilidade de ser disléxico.
As questões estão relacionadas com diferentes áreas da Dislexia.
Leia as perguntas com atenção e responde com honestidade:
1. Acha difícil distinguir esquerda de direita?
2. Para você é difícil ler um mapa ou encontrar uma direção para um sítio desconhecido?
3. Não gosta de ler em alta voz?
4. Demora mais do que era suposto para ler uma página de um livro?
5. Acha difícil perceber o que leu?
6. Não gosta de ler livros com muitas páginas?
7. Soletra mal?
8. A sua letra (caligrafia) é difícil de ler?
9. Fica confuso se tiver que falar em público?
10. Acha difícil escrever mensagens no celular?
11. Quando diz uma palavra longa, tem dificuldade em dizer todos os sons pela ordem correta?
12. Acha difícil somar usando somente a mente, sem usar os dedos ou papel?
13. Confunde os números quando os marca no telefone?
14. Consegue dizer os meses do ano rapidamente?
15. Consegue dizer os meses do ano de trás para a frente?
16. Confunde datas e horas e esquecer de compromissos?
17. Engana-te muitas vezes ao escrever um cheque?
18. Acha que impressos são confusos?
19. Confunde números como 95 e 59?
20. Para você é difícil aprender as tabuadas?
Se respondeu sim à maioria destas questões, então há uma grande probabilidade de ser disléxico.
QUESTIONÁRIOS
QUESTIONÁRIO PARA PROFESSORES QUE TRABALHAM
COM ALUNOS DISLÉXICOS
1) Dados Gerais:
a) Idade_______
b) Quantos anos atua como professor(a)? _____
c) Qual sua formação? ____________________________
2) Questões Específicas
a) Como você exerce sua práxis, a fim de alcançar os objetivos educacionais da escola?
b) Que metodologia você utiliza para garantir às crianças clareza e segurança no seu aprendizado?
c) O que você faz, quando descobre em sua turma uma criança com dificuldade a leitura.
d) Quais os recursos que você utiliza para trabalhar com essa criança?
e) Você faz um trabalho individualizado ou coletivo já que essa criança tem dificuldade na leitura?
f) Quais as dificuldades vivenciadas pelas crianças no processo de aprendizagem referente a leitura?
QUESTIONÁRIOS DESTINADOS AOS ALUNOS
1) Para você o que é ler e escrever? Comente.
2) Você tem dificuldades na leitura e na escrita? Porque?
3) A leitura e a escrita são importantes para você? Porque?
4) Como você acha que a escola deveria trabalhar para melhorar o trabalho da leitura e da escrita?
5) Você acha que a escola esta lhe ajudando no desenvolvimento da sua leitura e da escrita?
6) Quem tem hábito de ler em sua casa?
COM ALUNOS DISLÉXICOS
1) Dados Gerais:
a) Idade_______
b) Quantos anos atua como professor(a)? _____
c) Qual sua formação? ____________________________
2) Questões Específicas
a) Como você exerce sua práxis, a fim de alcançar os objetivos educacionais da escola?
b) Que metodologia você utiliza para garantir às crianças clareza e segurança no seu aprendizado?
c) O que você faz, quando descobre em sua turma uma criança com dificuldade a leitura.
d) Quais os recursos que você utiliza para trabalhar com essa criança?
e) Você faz um trabalho individualizado ou coletivo já que essa criança tem dificuldade na leitura?
f) Quais as dificuldades vivenciadas pelas crianças no processo de aprendizagem referente a leitura?
QUESTIONÁRIOS DESTINADOS AOS ALUNOS
1) Para você o que é ler e escrever? Comente.
2) Você tem dificuldades na leitura e na escrita? Porque?
3) A leitura e a escrita são importantes para você? Porque?
4) Como você acha que a escola deveria trabalhar para melhorar o trabalho da leitura e da escrita?
5) Você acha que a escola esta lhe ajudando no desenvolvimento da sua leitura e da escrita?
6) Quem tem hábito de ler em sua casa?
DISLEXIA E MAUS TRATOS INFANTIL
DISLEXIA E MAUS TRATOS INFANTIL
“A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes”
Albert Einstein
Sabemos todos que o Maus-tratos Infantil, é crime. Dentre as várias formas de maus-tratos infantil está o “maus-tratos emocional”:
"É interessante destacar que é uma das formas de maus-tratos infantil mais difícil de diagnosticar. Geralmente, detecta-se quando associado a outros quadros severos de maus-tratos e ainda que confirmada a suspeita, a intervenção dos profissionais e/ou do sistema legal ocorre de forma mais cautelosa", afirma Intebi.
"É a conseqüência da hostilidade verbal crônica em forma de burla, desprezo, crítica ou ameaça de abandono e constante bloqueio das iniciativas de interação infantil. Quem maltrata psiquicamente pode adotar atitudes tais como de humilhar a criança frente aos outros, privá-la de saídas e de sua integração social, utilizando para isto desde apenas evitar a socialização como até encerrar a criança em casa.
Pode-se ilustrar este tipo de maus-tratos dizendo que os filhos podem ser atingidos com atitudes, gestos e palavras, ou simplesmente rechaçando a individualidade da criança ou do adolescente de maneira tal, que impeça o seu desenvolvimento psicológico normal.( Copyright © 2000 eHealth Latin América)"
Lendo este texto, com tais informações, fiquei ainda mais preocupada com as crianças disléxicas que, descobri, sofrem sim maus-tratos, quando estão perfeitamente enquadradas dentro das situações citadas acima. Não precisamos bater numa criança para que ela sinta-se maltratada, basta uma palavra pesada em sua essência...um olhar de desprezo...Nós, pais e educadores, maltratamos uma criança quando não compreendemos suas dificuldades escolares e pior que isso, quando as humilhamos com nossos preconceitos acerca do seu insucesso escolar, quando ao avaliá-las, damo-lhes notas morais e sociais através das suas notas escolares sem ao menos imaginar que nisso existe sofrimento ; quando as comparamos com as crianças não disléxicas . Uma criança com dificuldades escolares está marcada cruelmente, carregando a pesada cruz de não saber o que fazer com suas dificuldades. Elas têm uma bomba nas mãos. Estas crianças são atingidas em cheio na sua auto-estima quando, com nossas atitudes, mostramo-lhes como elas são preguiçosas, lentas, burras, desqualificadas... quando as desprezamos...as abandonamos...quando as deixamos num cantinho da sala de aula...esquecidas.
Até quando estaremos cometendo este crime? Até quando apontaremos o dedo para estas crianças e as julgaremos e as condenaremos pelos seus insucessos escolares, quando na verdade, nós não nos sensibilizamos com suas dificuldades e não ouvimos seus gritos ocultos de socorro desde tão cedo? Até quando nos colocaremos apenas na posição de observadores e juízes, distantes e donos absolutos das verdades educacionais e das teorias pedagógicas? Até quando nos colocaremos à margem das dificuldades das crianças, como se fossemos apenas meros espectadores de suas aprendizagens? Até quando iremos empurrar estas crianças de uma escola para outra, como se esse fosse o processo perfeito para assisti-las em suas dificuldades? Até quando a nossa sociedade literata induzirá crianças e adolescentes inteligentes e sadios, com dificuldades especificamente escolares, à caminhos perigosos que certamente irão desestruturar a vida delas e de seus familiares ? Esse é um caminho perigoso...sem volta.... sem futuro.
Precisamos antes de mais nada, proporcionar a estas crianças e a seus educadores (pais e professores) a informação de que suas dificuldades tem uma nome, um porquê e uma solução. Agimos de forma arbitrária quando jogamos as dificuldades escolares nas mãos das próprias crianças, quando não lhes damos condições para suas realizações, quando imaginamos que a aprendizagem escolar é inata do ser humano, quando não nos apercebemos de que ler e escrever são habilidades adquiridas, precisam de embasamento anterior para que possa acontecer. Afinal não nos colocamos como senhores absolutos da sapiência e da experiência? Somos incoerentes quando, apesar de conhecedores (teóricos) de todos os fundamentos vanguardistas de educação, continuamos presos ao passado, a uma estrutura educacional ultrapassada, e com vínculos dos estereotipados "alunos perfeitos" e "professores onipotentes".
Enfim, fica uma pergunta no ar: São crianças com dificuldades de aprendizagem ou é o sistema escolar com dificuldades de ensino?
Precisamos todos ousar.
Precisamos todos entender.
Precisamos todos nos comprometer.
Com todas as crianças, as disléxicas e as não-disléxicas.
SELENE CALAFANGE
“A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes”
Albert Einstein
Sabemos todos que o Maus-tratos Infantil, é crime. Dentre as várias formas de maus-tratos infantil está o “maus-tratos emocional”:
"É interessante destacar que é uma das formas de maus-tratos infantil mais difícil de diagnosticar. Geralmente, detecta-se quando associado a outros quadros severos de maus-tratos e ainda que confirmada a suspeita, a intervenção dos profissionais e/ou do sistema legal ocorre de forma mais cautelosa", afirma Intebi.
"É a conseqüência da hostilidade verbal crônica em forma de burla, desprezo, crítica ou ameaça de abandono e constante bloqueio das iniciativas de interação infantil. Quem maltrata psiquicamente pode adotar atitudes tais como de humilhar a criança frente aos outros, privá-la de saídas e de sua integração social, utilizando para isto desde apenas evitar a socialização como até encerrar a criança em casa.
Pode-se ilustrar este tipo de maus-tratos dizendo que os filhos podem ser atingidos com atitudes, gestos e palavras, ou simplesmente rechaçando a individualidade da criança ou do adolescente de maneira tal, que impeça o seu desenvolvimento psicológico normal.( Copyright © 2000 eHealth Latin América)"
Lendo este texto, com tais informações, fiquei ainda mais preocupada com as crianças disléxicas que, descobri, sofrem sim maus-tratos, quando estão perfeitamente enquadradas dentro das situações citadas acima. Não precisamos bater numa criança para que ela sinta-se maltratada, basta uma palavra pesada em sua essência...um olhar de desprezo...Nós, pais e educadores, maltratamos uma criança quando não compreendemos suas dificuldades escolares e pior que isso, quando as humilhamos com nossos preconceitos acerca do seu insucesso escolar, quando ao avaliá-las, damo-lhes notas morais e sociais através das suas notas escolares sem ao menos imaginar que nisso existe sofrimento ; quando as comparamos com as crianças não disléxicas . Uma criança com dificuldades escolares está marcada cruelmente, carregando a pesada cruz de não saber o que fazer com suas dificuldades. Elas têm uma bomba nas mãos. Estas crianças são atingidas em cheio na sua auto-estima quando, com nossas atitudes, mostramo-lhes como elas são preguiçosas, lentas, burras, desqualificadas... quando as desprezamos...as abandonamos...quando as deixamos num cantinho da sala de aula...esquecidas.
Até quando estaremos cometendo este crime? Até quando apontaremos o dedo para estas crianças e as julgaremos e as condenaremos pelos seus insucessos escolares, quando na verdade, nós não nos sensibilizamos com suas dificuldades e não ouvimos seus gritos ocultos de socorro desde tão cedo? Até quando nos colocaremos apenas na posição de observadores e juízes, distantes e donos absolutos das verdades educacionais e das teorias pedagógicas? Até quando nos colocaremos à margem das dificuldades das crianças, como se fossemos apenas meros espectadores de suas aprendizagens? Até quando iremos empurrar estas crianças de uma escola para outra, como se esse fosse o processo perfeito para assisti-las em suas dificuldades? Até quando a nossa sociedade literata induzirá crianças e adolescentes inteligentes e sadios, com dificuldades especificamente escolares, à caminhos perigosos que certamente irão desestruturar a vida delas e de seus familiares ? Esse é um caminho perigoso...sem volta.... sem futuro.
Precisamos antes de mais nada, proporcionar a estas crianças e a seus educadores (pais e professores) a informação de que suas dificuldades tem uma nome, um porquê e uma solução. Agimos de forma arbitrária quando jogamos as dificuldades escolares nas mãos das próprias crianças, quando não lhes damos condições para suas realizações, quando imaginamos que a aprendizagem escolar é inata do ser humano, quando não nos apercebemos de que ler e escrever são habilidades adquiridas, precisam de embasamento anterior para que possa acontecer. Afinal não nos colocamos como senhores absolutos da sapiência e da experiência? Somos incoerentes quando, apesar de conhecedores (teóricos) de todos os fundamentos vanguardistas de educação, continuamos presos ao passado, a uma estrutura educacional ultrapassada, e com vínculos dos estereotipados "alunos perfeitos" e "professores onipotentes".
Enfim, fica uma pergunta no ar: São crianças com dificuldades de aprendizagem ou é o sistema escolar com dificuldades de ensino?
Precisamos todos ousar.
Precisamos todos entender.
Precisamos todos nos comprometer.
Com todas as crianças, as disléxicas e as não-disléxicas.
SELENE CALAFANGE
Assinar:
Postagens (Atom)