Espaços alternativos capazes de contribuir para que a pessoa com necessidades especiais se realize como ser humano
Os seus objetivos principais é oferecer às pessoas com necessidades especiais um espaço alternativo para a exploração do prazer de brincar, cantar, conhecer, enfim, de pesquisar o mundo em suas diferentes possibilidades e, também, promover educação que favoreça o desenvolvimento integral da pessoa humana, independentemente dos limites apresentados por diferentes fatores, bem como proporcionar um espaço alternativo capaz de contribuir para que a pessoa com necessidades especiais se realize como ser humano.
Os espaços alternativos estão organizados para desenvolver conteúdos específicos. No espaço de artes plásticas, trabalha-se a leitura dos objetivos e da realidade, caracterizando formas e espaços (posição, proporção e movimento), além da valorização do saber estético quanto aos elementos visuais (forma, cor, linha, textura).
Objetivo desse espaço:
“Levar a criança a conhecer, compreender e expressar o mundo humanizado, pelo domínio de diferentes linguagens artísticas; desenvolver a sensibilidade, a imaginação e a capacidade de auto-expressão; identificar as diferentes formas de expressão artísticas como resultado da ação conjunta do fazer, do pensar e do olhar”. (UEM, 1995, p.28-29).
Os conteúdos do espaço de música e teatro voltaram-se para o relaxamento, desenvolvimento do senso estético e musicalização por meio de jogos, canto, parlendas, grupos de percussão, ritmo corporal, improvisação e bandinha rítmica.
Eles têm por objetivo: ”Contribuir para o desenvolvimento da criança com necessidade especiais”.
Fonte: Revista Escola.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário