quarta-feira, 30 de março de 2011

O QUE É DIFERENTE NO CÉREBRO COM DISLEXIA

O que é diferente no cérebro com dislexia


Embora várias teorias a respeito da origem da dislexia tenham sido apresentadas durante anos, o uso recente da imagem por ressonância magnética (IRM) permitiu que pesquisadores investigassem mais aprofundadamente suas causas. Sally E. Shaywitz, M.D., da Escola de Medicina de Yale, usou a tecnologia da IRM para examinar imagens do cérebro geradas por computador enquanto o indivíduo está realizando tarefas intelectuais. Ela descobriu que os leitores com dislexia apresentaram atividade reduzida no giro angular – área do cérebro que liga o córtex visual e a área de associação visual com as áreas da linguagem.
Além disso, a Dra. Shaywitz descobriu que, quando lêem, as pessoas com dislexia exibem maior atividade em uma parte do cérebro chamada área de Broca do que os que não têm dislexia. Isso sugere que os que têm dislexia podem empregar essa região cerebral para compensar os déficits nas outras regiões normalmente empregadas para a habilidade fonética (que identifica e manipula sons individuais de linguagem). De acordo com a Dra. Shaywitz, os leitores com dislexia têm dificuldade em quebrar palavras faladas dentro de seus componentes sonoros e de combinar o som dessas letras com aquelas que representam esses sons.
O que tudo isso significa para seu filho? Em poucas palavras, a tecnologia de imagens cerebrais permite que os pesquisadores examinem a área do cérebro afetada pela dislexia – e talvez esclareçam finalmente alguns mitos a respeito da origem do problema. Com esse novo conhecimento à mão, os pesquisadores podem continuar explorando as raízes da dislexia e possivelmente oferecer métodos que ajudem as crianças a aprenderem com maior eficiência. Contudo, o fato essencial de que a dislexia é um problema neurológico não pode ser ignorado. Seu filho não vai “perder” a dislexia, mas, com seu consistente apoio e encorajamento vai aprender a viver com seu transtorno e ser bem-sucedido como eu sou.

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