domingo, 23 de maio de 2010

O COMPROMISSO da ESCOLA com a INCLUSÃO

O COMPROMISSO DA ESCOLA COM A INCLUSÃO

O compromisso da escola é o de dar os melhores subsídios para o desenvolvimento geral de seus alunos. Para isso é necessário conhecê-lo integralmente, considerando cuidadosamente todos os seus aspectos perceptuais e cognitivos.
Para que se execute um plano de trabalho de tal importância, é fundamental que haja coordenação e unidade no trabalho de toda uma equipe. É justamente nesta equipe que vemos a importância de um olhar diferenciado para alunos que apresentem uma deficiência. A legislação brasileira, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, prevê a inclusão de alunos com deficiência em salas regulares de ensino, o que representa equiparação de oportunidades educacionais e o compromisso com o princípio da igualdade de direitos para todos.
A inclusão nos traz um olhar para a mudança, para a adaptação de velhos hábitos, e isso faz com que voltemos esse olhar para nós mesmos e para a escola em que estamos trabalhando.
Precisamos transformar a realidade da escola, para que possamos trabalhar com a diferença, com a diversidade, e que isso não seja uma desvantagem, e sim um ganho, na tentativa de criarmos uma sociedade mais solidária, mais igualitária e com oportunidades para todos. É esta a grande proposta da inclusão: todos freqüentarem a escola, terem acesso a um ensino de qualidade, participarem de todas as atividades. Isso passou a ser um direito de todos e deve ser assegurado pelo Estado, como cumpridor de uma lei federal, em todas as instâncias, sendo elas públicas ou privadas.
Além de cumprirmos as obrigações legais, a inclusão nos traz outros sentimentos, como o receio do novo, da sensação de não estarmos preparados para receber os alunos com deficiência, de não sabermos o que deve ser feito, etc. Estes sentimentos são muito comuns e não devemos nos culpar. A proposta de inclusão no nosso país é recente e muito ainda temos para caminhar.
A consultoria que apresentamos poderá ter mudanças de acordo com as demandas e necessidades do cliente.

1. DIAGNÓSTICO

A fase do diagnóstico contempla um estudo quantitativo e qualitativo da realidade apresentada pelo cliente. Esta fase tem como objetivo poder ter acesso em como as estruturas estão se organizando para receber os alunos com deficiência. Consta de:
1. levantamento de número de escolas,
2. números de alunos,
3. números de alunos com deficiência e onde estão matriculados,
4. número de professores,
5. formação que professores já realizaram.

2. TRIAGEM

A triagem é composta por uma caracterização pessoal, clínica e pedagógica do aluno com deficiência, elaborado por uma fonoaudióloga e psicopedagoga. Nesta caracterização, a participação da família e dos profissionais da educação envolvidos neste processo é de suma importância.
O objetivo é avaliar e observar o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência e seu processo de inclusão.
De cada caracterização realizada será feito um relatório e uma devolutiva aos interessados.

3. PALESTRA AOS PAIS

O objetivo das palestras aos pais é que exista uma maior interação entre a escola e a família buscando um melhor desenvolvimento da criança.
As palestras podem ser desenvolvidas quinzenalmente ou mensalmente, de acordo com a necessidade do cliente.
• Chupeta, mamadeira e dedo: será que pode ?
• Carinho: vamos praticar?
• Sexualidade infantil: até onde podemos ir?
• Alimentação;
• Primeiros Socorros;
• Desenvolvimento e Aquisição de Linguagem;
• Gagueira Infantil
• Como prevenir problemas fonoaudiólogicos
• Como estimular um filho em casa
• Educação Inclusiva: quem vai ganhar com isso?

Fonte: www.cirandadainclusao.com.br

Nenhum comentário: