QUADRO disponibilizado sobre os aspectos básicos da avaliação comentando cada item lá disposto.
ANTECEDENTES FAMILIARES É necessário conhecer o desenrolar da história familiar, suas limitações e dificuldades. Embora a família esteja, fisicamente, fora do espaço educacional escolar, seria incompleta qualquer avaliação para identificar necessidades educacionais especiais, que não a valorizasse como âmbito de análises. Assim é, particularmente porque, a vida familiar representa um significativo cenário para o desenvolvimento afetivo-emocional e social de qualquer pessoa.
Q. I As informações obtidas têm servido para aumentar os preconceitos e reforçar a falsa idéia que um quociente intelectual – QI, e/ou Idade Mental – IM – baixos, por exemplos, são determinantes de aprendizagens igualmente baixas ou qualitativamente pobres. QI – Avaliação psicométrica, isto é, aquela que apresenta seu resultado sob forma de “medida”.
ANTECEDENTES MÉDICOS Pouco têm servido para orientar o trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelos professores, pois os laudos funcionam como “etiquetas” que rotulam, discriminam e segregam.
CONHECIMENTOS E HABILIDADES ADQUIRIDOS Os conhecimentos e habilidades adquiridos são de grande importância para que haja a realização de uma efetiva aprendizagem. As habilidades cognitivas se revestem de particular importância porque estão sempre presentes em quaisquer das atividades que os alunos desenvolvem na escola.
ANOTAÇÕES DO PROFESSOR ANTERIOR Identifica as necessidades dos alunos a partir do seu conhecimento, fornecendo os aspectos e as estratégias realizadas de acordo com as características, habilidades e dificuldades, como resultado de diferentes observações e perspectivas.
COMENTÁRIOS DOS PRÓPRIOS ALUNOS Recolher informações sobre as condições físico-ambientais em que estuda melhor, os tipos de agrupamento nos quais se desenvolve melhor, as áreas de conhecimento de seu maior interesse, o nível de sua atenção, as estratégias que emprega para a resolução de tarefas.
REGISTROS / RELATÓRIOS DA ESCOLA Reconhecer a complexidade da vida da classe. Prestar atenção aos resultados desejados e não desejados ou imprevistos. Proporcionar oportunidades para refletir sobre o desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Respeitar a visão de todos os participantes.
EXEMPLOS DE TRABALHOS - Utilizar estratégias metodológicas diversificadas, com base em alguns princípios pedagógicos essenciais, que permitam ajustar a ajuda pedagógica às diferentes necessidades, aos estilos de aprendizagem e aos processos de construção de cada aluno.- Utilizar estratégias de aprendizagem cooperativa que têm efeitos positivos no rendimento escolar.- Oferecer experiências e atividades diversificadas que permitam trabalhar determinados conteúdos.- Propor várias atividades para trabalhar um mesmo conteúdo; apresentar uma mesma atividade para trabalhar conteúdos com diferentes graus de dificuldade; utilizar metodologias que incluam atividades de tipo diverso, como, por exemplo, o trabalho por meio de projetos, de oficinas, etc.- As produções dos alunos é um meio extremamente útil para que os docentes possam ajustar a ajuda pedagógica ao processo de construção de cada um.
RESULTADOS DE TESTE DE LEITURA Ao se aplicar um teste de leitura de palavras soltas, deve-se considerar as seguintes questões:Como a criança aborda a tarefa de leitura de palavras soltas?As palavras são lidas com facilidade e com relativa rapidez, ou cada palavra é identificada lentamente e com dificuldade? A resposta a esta pergunta vai indicar se o sistema de reconhecimento da palavra está funcionando adequadamente ou se o leitor está tendo dificuldades excessivas para identificar as palavras fora do contexto. A habilidade de abordagem da palavra também deve ser considerada. Por exemplo, como o leitor tenta identificar palavras não-familiares? Há algumas tentativas observáveis para emitir palavras não-familiares? Em caso afirmativo, a criança em geral é bem sucedida? Se o leitor em geral não é bem-sucedido, em que estágio do processo a criança está tendo dificuldade?
OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA No âmbito da sala de aula, devemos observar o nível de adequação dos programas às características dos alunos, assim como os aspectos interativos em relação a cada um. A avaliação deverá se centrar nas finalidades educativas que são propostas no programa curricular e em seu desenvolvimento na prática.
domingo, 29 de março de 2009
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Um comentário:
Boa Noite!
Tenho dois filhos homens com dislexia, meu marido também padece da mesma dificuldade, gostei muito de encontrar seu blog, me ajudou e muito!
Tenho tentado ajudar meu filho mais velho, de 22 anos, a ingressar na universidade de brasilia UNB, é um sonho dele, fazer UNB. Se a senhora tiver alguma dica pra me dar estou aberta à sua ajuda.
Grata Cristine
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