domingo, 10 de agosto de 2008
Dificuldades Comumente Associadas à Dislexia
A visão da dislexia que defendo aqui é semelhante ao modelo da dislexia da diferença fonológica de cerne variável(phonological core-variable difference),desenvolvida por Stanovich em uma série de artigos ( Stanovich,1986;Stanovich,l994;Stanovich e Siegel,1994).Colocado de maneira simples,o cerne da dislexia é um déficit do processamento fonológico, e quanto mais próximo do cerne está uma determinada habilidade de processamento,maior a certeza de que os leitores deficientes diferirão dos leitores normais com respeito a essa habilidade.As habilidades próximas ao cerne da dislexia incluem a leitura de não-palavras e aspectos da consciência fonológica;as habilidades não tão próximas incluem avaliações da memória de trabalho e da compreensão auditiva. É com relação a estas duas últimas habilidades que esperamos encontrar diferenças entre os leitores disléxicos e outros tipos de leitores deficientes,como,por exemplo,aqueles com dificuldades gerais de linguagem.
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