sábado, 5 de julho de 2008

Sugestões para ajudar a criança Disléxica

* Estabelecer horários para refeições,sono,deveres de casa e recreações.
* As roupas do disléxico devem ser arrumadas na sequência que ele vai vestir para evitar confusões e preocupações à criança( simplificar usando zíper em vez de botões,sapatos e tênis sem cordão e camisetas)
* Quando for ensinar a amarrar os sapatos,não fique de frente para a criança;coloque-se a seu lado,com os braços sobre os ombros dela.
* Como a criança disléxica tem muita dificuldade para saber as horas,marque no relógio,com palavras,as horas das obrigações.Isso evita a preocupação da criança.
* Para as que têm dificuldade com direita e esquerda,uma marca é necessária.Isso pode ser feito com um relógio de pulso,um bracelete ou um botão pregado no bolso do lado favorecido.
* Reforçar a ordem das letras do alfabeto,cantando e dividindo-as em pequenos grupos.
* Ensinar a criança a ¨sentir¨as letras através de diferentes texturas de materiais,como areia,papel,veludo,sabão etc.
* Ler histórias que se encontrem no nível de entendimento da criança.
* Instruir as crianças canhotas precocemente,para evitar que assumam posturas pouco confortáveis e mesmo prejudiciais,como encobrir o papel com a mão ao escrever.
* Providenciar para que a criança use lápis ou caneta grossos,com pélicula de borracha ao redor e que sejam de forma triangular.
* A criança disléxica confunde-se com o volume de palavras e números com que tem de se defrontar.Para evitar isso,arranjar um cartão de aproximadamente 8 cm de comprimento por 2 cm de largura,com uma janela no meio,da largura de uma linha escrita e comprimento de 4 cm.Deslizando o cartão na folha à medida que a criança lê,ele bloqueia o acesso visual para as linhas de baixo e de cima e dirige a atenção da criança da esquerda para a direita.

Nenhum comentário: